Aibo: procurando um animal de estimação?

Páginas: 6 (1265 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
Aibo: procurando um animal de estimação?



1) De que modo fatores pessoais poderiam afetar a compra de um Aibo? E de Wee Bot?

O consumo de um Aibo ou de um Wee Bot é influenciado por inúmeros motivos de ordem pessoal. Excluindo os fatores financeiros, que o porquê de escolher um dos dois seria óbvio, vamos nos concentrar no tipo de produto, Robôs de estimação.
A faixa etária deste tipode objetos certamente será jovial, excetuando casos mais específicos e esporádicos de alguns amantes de tecnologia, que não só compram os objetos supracitados, como qualquer inovação que apareça no mercado. Há fatores preponderantes na aquisição destes produtos como o tempo disponível que cada indivíduo terá para dispensar á sua nova aquisição, visto que não seria apenas mais um objeto, mas sim umnovo tipo de vida, que necessita de estímulos para se tirar o máximo proveito. Já anteriormente tinha referido que as circunstâncias económicas, que serão relevantes para a escolha de um dos dois modelos robotizados, pois tem uma diferença de preço abismal, sendo que Aibo, o robô tecnologicamente mais avançado tem um custo superior em mais ou menos 2450 dólares face ao seu companheiro Wee Bot.Mas voltemos aos amantes da tecnologia, que como tal, não poderiam deixar de ver pontos positivos neste produto, sendo para estes possíveis a substituição do um cão verdadeiro por Aibo, o que levaria a poupar uma boa quantia de dinheiro, desde a alimentação as despesas de saúde com o animal. Não podemos esquecer que estamos a falar de robôs que respondem a estímulos, e a cada dia que passa a suatecnologia evoluirá, tornando a sua aparência com seres vivos do nosso cotidiano cada vez maior, altura em que reclamarão lugar, em substituição dos nossos fieis amigos de hoje, o que poderá levar a uma crise de valores, numa altura em que as tecnologias substituem de diversas formas o homem, com Aibo se começa ameaçar o seu fiel amigo. Tudo vai depender da personalidade de cada um de nós, e a formacomo este tipo de brinquedos é vista, é muito diversificada, para uns mais extremistas é o inicio de uma nova era, onde pessoas e a inteligência artificial andarão de mãos dadas lado a lado, para outros, é mais um brinquedo que quando perder a graça ou estiver a gastar demasiada energia desligará num botão esse encostará a um armário.



2) Quais fatores culturais e sociais poderiam afetar adecisão de se comprar um Aibo ou um Wee Bot?

O comportamento do consumidor no mercado, dos estímulos até a ação de compra, é influenciado profundamente pela sua experiência adquirida ao longo da vida, nas quais se inserem algumas das chamadas subculturas, como por exemplo, a religião, grupos étnicos, classes sociais, entre outros. Vejamos um indivíduo de uma classe social média, alta, onde aformação, educação, condições financeiras, são mais abastadas, desde cedo tem contato com todo o tipo de tecnologias mais avançadas sendo estas de entretenimento ou não, vai automaticamente ganhar um gosto quase inato por este tipo de objetos que estamos a estudar. Contrariamente, as classes mais desfavorecidas, que não tiveram acesso a qualquer meio de tecnologia avançada ou não era frequente,seguramente irão oferecer mais resistência em adquirir um destes robôs. Outro fator que poderá ser preponderante será a religião, encorajando o ser humano a cuidar e a tratar do próximo, seres filhos de Deus e não criados pelo Homem, certamente os milhões que seguem esta filosofia de vida dificilmente comprarão um Robô de estimação, em substituição de outro ser. Evidenciando aspectos mais sociais, oconsumidor é fortemente e constantemente influenciado pelo gosto dos amigos, vizinhos e todas as pessoas do seu círculo mais próximo, que o rodeiam, pois é constantemente bombardeado mesmo que indiretamente por promoções, publicidades ao produto que o leva nem que seja inconscientemente a pensar em adquirir o produto. Também a família tem um papel fundamental, pois através da sua experiência,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Animais estimacao
  • Animal de estimação contra a depressão.
  • projeto animais de estimação
  • ONG de animais de estimação
  • o luto na ,orte de animais de estimação
  • Dez boas razões para os seus filhos terem um animal de estimação Ler mais:...
  • O abando de animais de estimação, COMO REDEFINIR AÇÕES HUMANAS E AMPLIAR O ATO DE AMOR
  • Procurando...

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!