ai 130619162329 phpapp01

1347 palavras 6 páginas
Ano lectivo:
2012/2013

ÁREA DE
INTEGRAÇÃO
PORTUGAL NA UE

10ºAprof.

O QUE É A UE ?
 EU ( União europeia ) é uma união económica e política de 27 Estados-membros independentes que estão localizados na Europa . A UE tem as suas origens na Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA) e na Comunidade Económica Europeia (CEE), formadas por seis países em 1958. Nos anos de intervenção a UE cresceu em dimensão com a adesão de novos Estadosmembros e em poder, por meio da adição de domínios políticos nas suas competências .

ENTRADA DE PORTUGAL NA UE
 Portugal é membro de facto da União Europeia desde 1 de
Janeiro de 1986.
 Adesão de Portugal á
CEE é uma das consequências do 25 de Abril de 1974 e da s subsequentes alterações que esta resolução provocou nos aspectos económicos, político e social.
 A partir de 1980, a economia portuguesa e o poder político vão ter como primeira prioridade de política externa a adesão à CEE, verifi candose a partir de 1985 um período de expansão da actividade económica .

SÍMBOLO DA UE
 A UE é identifi cada por uma série de símbolos, sendo o mais conhecido de todos a bandeira com um círculo de estrelas amarelas num fundo azul ( canto superior direito).
São doze as estrelas douradas do círculo.
 O número de estrelas não tem nada a ver com o número de Estados-Membros. São doze porque tradicionalmente este número constitui um símbolo de perfeição, plenitude e unidade, por isso a bandeira mantém-se inalterada, independentemente dos alargamentos da UE, o círculo de estrelas douradas representa a solidariedade, a unidade e a harmonia entre os povos da Europa.

OUTROS SÍMBOLOS DA UE
O hino europeu A melodia utilizada como hino europeu é extraída da Nona
Sinfonia de Ludwig
Van Beethoven, composta em 1823

 A divisa da UE
«Unida na Diversidade» é a divisa da UE.
Esta divisa evoca a forma como os europeus se uniram e formaram a
UE para trabalhar em conjunto pela paz e prosperidade, embora mantendo a diversidade de culturas,

Relacionados