ahsgdjhas

866 palavras 4 páginas
alshfahsfklhasfkahsf asfnasfhpajsfçasf asfaosfpaosf asfjpaosjfpaujsfásf asfhasjfpoajsfjasf ajsfojapsfjapsofjas fasjfoasfjáosjfa fajsfoajsfpoajsfpojasf asjfoasfjaposfjpaosfja[sfasfohasf asfiajsfpaijsfpoajsf asjfiasjfpafjpajsf asfnasjfpajsflçasjf[afhkashfasfk afjaosfjalsfkalsfk asfasfjnçaslkfãçsf[ asfnaçsfkasfãslfO renascimento comercial

O renascimento comercial na Idade Média beneficiou principalmente as cidades italianas, alguns dos motivos foram:
Localização geográfica favorável (Mar Mediterrâneo);
Fortalecimento das ligações comerciais com o Oriente, durante a Quarta Cruzada, onde se obteve o direito à distribuição de mercadorias orientais pelo continente europeu.
Na Europa Setentrional, o comércio ampliou-se na região dos mares Báltico e do Norte, destacando-se a região de Flandres, devido a sua produção de lã.
As regiões norte e sul da Europa foram interligadas por rotas terrestres e fluviais criadas pelas atividades comerciais. As feiras eram os locais de compra e venda de produtos dos negociantes. Até o século XIV, as feiras mais importantes eram na região de Champanhe, França.
Esse comércio possibilitou o retorno das transações financeiras, o reaparecimento da moeda, ou seja, deu vida às atividades bancárias. Com isso a terra deixava de ser a única fonte de riqueza e um novo grupo social surgiu, os mercadores ou comerciantes.
[editar]Fatores que contribuíram para o renascimento comercial
O esgotamento das terras: com o esgotamento de terras férteis, muitos camponeses se viram sem alternativa de trabalho ou emprego. Por isso o comércio foi uma opção achada por eles para a entrada nas atividades comerciais.
As Cruzadas: ajudaram a expandir as atividades comerciais, pelo menos por três motivos: os cruzados não eram os únicos a irem as expedições cruzadistas, os viajantes mercadores iam juntos, e assim serviam como abastecedores dos peregrinos com seus produtos.
O contato com o Oriente: esse contato fez nascer o gosto pelos

Relacionados