aheahahaeh

708 palavras 3 páginas
Teoria Contigêncial

A palavra contingência significa algo incerto ou eventual, que pode suceder ou não, dependendo das circunstâncias. A abordagem contingencial salienta que não se alcança a eficácia organizacional seguindo um único e exclusivo modelo organizacional, ou seja, não existe uma forma única e melhor para organizar no sentido de se alcançar os objetivos variados das organizações dentro de um ambiente também variado.

De todas as Teorias Administrativas, a abordagem contingencial enfoca as organizações de dentro para fora colocando o ambiente como fator primordial na estrutura e no comportamento das organizações. De um lado o ambiente oferece oportunidades e recursos, de outro impões coações e ameaças à organização.

Ela enfatiza o mais recente estudo integrado na teoria da administração; é sem dúvida a mais eclética de todas as teorias administrativas , pois além de considerar as contribuições das outras teorias, consegue coordenar os princípios básicos da Administração como: as tarefas, a estrutura, as pessoas, a tecnologia e o ambiente.

Alfred Chandler realizou uma investigação histórica sobre as mudançaas estruturais de grandes organizações relacionando-as com a estratégia de negócios. O autor estuda a experiência de quatro grandes empresas americanas, como a General Motors e Dupont, e examina comparativamente essas corporações americanas demonstrando como a sua estrutura foi sendo continuamente adaptada e ajustada a sua estratégia. A conclusão de Chandler È que a estrutura organizacional das grandes empresas americanas foi sendo gradativamente determinada pela sua estratégia mercadológica. A estrutura organizacional corresponde ao desenho da organização, isto é, a forma organizacional que ela assumiu para integrar seus recursos, enquanto a estratégia corresponde ao plano global de alocação de recursos para atender as demandas do ambiente. Já Tom Burns e G. M. Stalker pesquisaram vinte indústrias inglesas para verificar a relção

Relacionados