Aham

Páginas: 6 (1378 palavras) Publicado: 3 de setembro de 2014






Portfólio do Rodízio 1 – ABS 1

João Victor Macedo Cavalcante









Inicialmente, ficamos reunidos no NESC, onde o professor Arnaldo nos explicou como seriam as práticas de hoje. Fomos divididos nos mesmos grupos formados na primeira aula, o que facilitou muito a atividade, gerando um maior proveito e evitando tumultos, de forma que cada grupo ficasse com uma daspráticas do rodízio.
Seguimos para a área de imunização da MEAC, pois essa seção encontra-se interditada no posto Anastácio Magalhães, impossibilitando que a prática fosse feita nele. Um grupo ficou responsável por acompanhar a imunização e os outros puderam ouvir uma rápida explicação sobre o funcionamento daquela atividade.
Depois, fomos para o posto Anastácio Magalhães e, novamente, fomosdivididos, cada grupo seguindo para sua prática. Nós ficamos responsáveis por acompanhar os pacientes desde o momento de espera na fila para marcação de consultas até a consulta em si, caso o paciente concordasse. Fomos orientados a nos apresentar antes e sempre pedir a permissão para estar junto do paciente.
Os pacientes por nós acompanhados foram:
- Um idoso, de 75 anos. Ele chegou à Unidade às 8:49acompanhado da sobrinha, o que reflete um certo cuidado da família para com ele. Ela deu as informações iniciais sobre ele na fila de Marcação de Consulta, relatando que ele já tivera tuberculose e havia feito cirurgia de catarata em um olho. Há 10 anos, o paciente não realizava exames , mas parecia bem e estável. Pretendia fazer exames gerais para saber sobre sua saúde e pedir exames para operardo outro olho. O longo tempo sem realizar exames de rotina mostra que algumas pessoas não dão a devida importância à prevenção ou nos fornece um novo conceito de saúde-doença, entendendo que exames de rotina só seriam necessários quando a doença realmente aparece. O paciente foi dirigido ao acolhimento, teve sua pressão aferida, mas não pôde se pesar, pois foi informado de que a balança estavadefeituosa. Sua sobrinha, que havia passado aproximadamente 40 minutos na fila, mostrava-se irritada pela demora no atendimento e disse que, apesar de a consulta estar marcada, o médico não costumava chegar no horário previsto. Não foi dada prioridade ao idoso na fila. Ela, apesar disso, disse que o atendimento do posto já melhorara e que, em um aspecto mais geral, considerava o posto bom. Quandosaímos, às 10 horas, o idoso não havia sido atendido.
- Uma mulher, com seu filho de dois anos. Ela ficou cerca de 30 minutos na fila, pois pretendia marcar consulta com o pediatra. Entretanto, quando chegou sua vez de ser atendida, ela foi informada de que o pediatra só atenderia no período da tarde. Ela disse não se importar em voltar à tarde, uma vez que morava perto, mas que não achava certo terque esperar numa fila para descobrir que seu filho não seria atendido. Mesmo assim, na visão dela, aquilo não era rotineiro, pelo contrário, os médicos e demais profissionais de saúde do posto sempre a atendiam bem.
- Uma mulher de 29 anos, que foi ao posto fazer marcação de consulta com o pediatra para o seu filho de 9 anos. O menino apresentava febre e dores no estômago. Durante o tempo em queestava na fila, a mulher disse usar bastante os serviços da UBS, porém estava insatisfeita com diversos aspectos da Unidade, como o atendimento na recepção, principalmente a demora na fila. Ela disse que alguns médicos nem “olham para sua cara” durante as consultas e que alguns não parecem dispostos a ouvir suas queixas. Segundo a mulher, “para trabalhar na área da Saúde é preciso ter educação”.Ela relatou que o processo para se conseguir a consulta era: ir para o Atendimento no SAME para marcar a consulta, depois ir para a sala de preparo verificar a pressão e, por último, esperar ser atendida, geralmente, no caso dela, com o Clínico ou o Ginecologista. Todo esse processo não é completamente realizado num mesmo dia, segundo ela. Ela também disse não receber visita do ACS e que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • aham
  • aham
  • Aham
  • aham
  • aham aham
  • aham
  • Aham
  • aham

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!