Ahaha

Páginas: 3 (586 palavras) Publicado: 28 de outubro de 2014
escobrimento ou conquista? Essa discordância terminológica tem raízes antigas já em 1556, havia determinações do rei da Espanha proibindo o uso da palavra conquista e propondo não a utilizaçãodotermo de descobrimento. Não se trata, contudo, de mera preferência de palavras. O conceito de descobrimento, na maioria das vezes, relaciona-se á exaltação das ações dos europeus, ignorando osprocessoshistóricos que aconteciam no continente americano. Entretanto a América não era um mundo a ser criado ou á espera de seu descobridor-já fora “descobertas” e habitada e milhares de anos antes dachegadados europeus

A conquista dos indígenas pelos europeus
Antes da chegada dos europeus, havia no continente americano mais de três mil nações indígenas. Apesar de Colombo ter chamadode “índios” oshabitantes da América na época da conquista, por trás desse nome genérico encontrava-se sociedades e culturas diferentes.
Os aruaques, jês e tupis guaranis (do atual Brasil),oscaraíbas (das atuaisAntilhas ), os patagônios e araucanos (do sul do continente) e os iroqueses e sioux ( da América do norte)praticavam a caça a pesca e a coleta , alem d e dominarem técnicasagrícolas.utilizavam utensíliose instrumentos de pedra e madeira e ,mais raramente de metal.deslocavam-se periodicamente em busca de re3cursos necessário á sua sobrevivência e organizavam-se em gruposligados por parentescosOutros povos como, os maias os astecas e os incas, desenvolveram sociedades com técnicas agrícolas mais elaborada e um governo centralizado (com exceção dos maias que seorganizaram emcidades-estados);criaram sistemas próprias de escritas( excetos os incas) e tinham conhecimento sobre a arquitetura, matemática e astronomia.


Violência física
As armas dosconquistadores europeus eram superioresá dos povos indígenas da América. Essa superioridade verificou-se no uso da pólvora, do cavalo e do aço.
Com armas de fogo (mosquete, arcabuz, canhão ), escobrimento ou conquista? Essa discordância...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ahaha
  • ahaha
  • ahaha
  • Ahaha
  • Ahaha
  • Ahaha
  • AHAHA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!