aguacristalização

1460 palavras 6 páginas
INTRODUÇÃO
“A água é um dos melhores solventes na natureza, capaz de dissolver uma infinidade de substâncias, como sais, gases, açúcares, proteínas, etc. Essa alta capacidade de dissolver substâncias deu á água a característica de solvente universal, contudo muitas vezes determinadas substancias se ligam e há a formação de compostos sólidos cristalinos com composição definida, ou seja, os hidratos.
Hidrato é um termo usado em química inorgânica e química orgânica para indicar que uma substância contém água, ou seja, hidratos contêm moléculas de água que estão ligadas com o que seja a parte metálica ou cristalizadas com o complexo metálico. Tais hidratos são assim chamados por conter "água de cristalização" ou "água de hidratação". Se a água é água pesada, aonde o hidrogênio é o isótopo deutério, então o termo deuterato deve ser usado em lugar de hidrato.
A notação de compostos hidratados .”nH2O”, aonde n é o número de moléculas d'água por molécula de sal (ou composto), é comumente usada para mostrar que o composto em questão é hidratado. O n é usualmente um pequeno número inteiro, embora seja possível fracionários existirem. Os prefixos usados são derivados dos numerais gregos. Em um monohidrato n é um, em um dihidrato, n é 2, em um hexahidrato n é 6, etc. Esta água é também citada como água de cristalização. Exemplos incluem bórax decahidrato, clatratos hidratos (uma classe de hidratos sólidos de gases), e calcantita.
O n pode ser deternado aquecendo o hidrato, pois deste modo estaremos removendo a água, e consequentemente determinaremos a massa do composto anidro.” (material coletado da Internet – Enciclopédia digital Wikipédia)
Curiosidade: A cristalização do mel consiste na separação da sua glicose, que é menos solúvel que a levulose, e a conseqüente formação de hidrato de glicose (forma sólida). A cristalização ocorre devido à separação da glicose que é menos solúvel em água do que a frutose e é influenciada pela origem botânica, temperatura ambiente,

Relacionados