Agua

Páginas: 2 (411 palavras) Publicado: 22 de novembro de 2011
Determinação de Cloretos de uma Água

Os cloretos estão presentes em todas as águas naturais, em concentrações variáveis. As águas da montanha e de terras altas têm normalmente baixo teor, enquantoas águas dos rios e subterrâneas podem possuir quantidades apreciáveis.

Os mares e oceanos possuem teores em cloretos elevados. Os cloretos, são muito solúveis, atingem as águas naturais devários modos, tais como:
* Por dissolução e cloretos da superfície do solo ou de formação mais profundas;
* Por transporte e aspersão da água do mar, sob a forma de gotas, sobre os terrenos;* Por invasão das águas dos oceanos e mares em rios que eles afluem;
* Por intrusão de água do mar em aquíferos subterrâneos em resultado do desequilíbrio da pressão hidrostática;
* Pordescarga de águas residuais domésticas que contém em média, mais 15mg/l de cloretos que a água de abastecimento original continha.

Os cloretos não são prejudiciais para os seres humanos, mesmo emconcentrações razoáveis. Acima dos 250mg/l provocam um sabor a sal que é desagradável para muitos consumidores, pelo que é a concentração máxima geralmente recomendada para as águas de abastecimentopúblico.

Quanto mais baixo for o teor de uma água melhor é a sua qualidade


Importância dos cloretos nos estudos da qualidade da água

* Para as águas de abastecimento público, aconcentração de cloreto constitui-se em padrão de potabilidade, segundo a Portaria 1469 do Ministério da Saúde. O cloreto provoca sabor “salgado” na água, sendo o cloreto de sódio o mais restritivo porprovocar sabor em concentrações da ordem de 250 mg/L, valor este que é tomado como padrão de potabilidade.

*  O cloreto provoca corrosão em estruturas hidráulicas, como por exemplo em emissáriossubmarinos para a disposição oceânica de esgotos sanitários, que por isso têm sido construídos com polietileno de alta densidade (PEAD).

CURIOSIDADE: Antigamente o cloreto era utilizado como...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Agua
  • agua
  • Água
  • Água
  • Água
  • Agua
  • Água
  • Agua

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!