agrotocicos

656 palavras 3 páginas
Agrotóxicos
Os agrotóxicos são utilizados na agricultura na maioria dos países, com a função de eliminar pragas nas plantações. Mas, em excesso no organismo causam sérios problemas de intoxicação, sendo considerado pelo Ministério da Saúde o segundo maior causador de intoxicações no Brasil.
Há aproximadamente cerca de 200 tipos de agrotóxicos diferentes e o Brasil é um dos maiores consumidores deste produto. Muitos são proibidos em muitos países, mas no Brasil o uso de diferentes tipos de agrotóxicos não foi banido e seus princípios ativos são altamente tóxicos, alterando a atividade do sistema nervoso central, além de promover mutações genéticas de elevados graus que podem causar neoplasias. Entre os agrotóxicos mais utilizados no Brasil estão: Abamectina
É um inseticida e acaricida de classe toxicológica I muito usado nas plantações de algodão, batata, cravo, crisântemo, ervilha, figo, feijão, manga, melancia, melão, morango, pêra, pimentão, rosas, tomate, vagem, uva, citros, feijão, maçã, mamão, pepino, pêssego e batata. Seu excesso causa toxicidade reprodutiva do IA e de seus metabólitos e sua ingestão diária aceitável é de 0, 002 mg.
Acefato
É um inseticida de classe toxicológica 3 usado no cultivo de amendoim, brócolis, couve, couve-flor, crisântemo, fumo, melão, repolho, rosa, soja, tomate, batata e citros. Sua ingestão diária aceitável é de 0,03 mg. Seu excesso causa neurotoxicidade que causa o aumento de células carcinogênicas.
Glifosato
O glicosato é um agrotóxico usado no combate de ervas daninhas no cultivo de maçã, nectarina, pêssego, pêra, banana, café, cacau, soja, trigo, cana de açúcar e ameixas. O seu efeito é altamente tóxico, por isso, sua ingestão diária aceitável 0,02 mg. Seu excesso causa efeitos neurológicos.
De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, cerca de 14 substâncias contidas na composição dos agrotóxicos mais utilizados no Brasil; estão sendo estudados e certamente muitos dos agrotóxicos produzidos e

Relacionados

  • ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
    1960 palavras | 8 páginas