Agrotóxicos e transgênicos: solução ou problema à saúde humana ambiental?

Páginas: 5 (1069 palavras) Publicado: 20 de novembro de 2011
Introdução

O objetivo deste estudo através de analises dos avanços e das conseqüências dos riscos dos agrotóxicos e os transgênicos para o meio ambiente e para o homem. A agricultura no Brasil vem se desenvolvendo a partir das dimensões econômica política e ambiental que vão interligando-se. No Brasil a agricultura vem se apresentando crescimento de produtividade significativa através dastecnologias que gera problemas com a saúde humana e ambiental.

A absorção de tecnologias nos processos de produção no campo tem como objetivo programar formas de aumentar a produção agrícola com a intuição de obter alimentos com maior facilidade agricultável mais nutriente ou comercialmente mais sustentável. Os agrotóxicos devido ao seu aumento de consumo é o responsável pela contaminaçãoambiental e prejudicial aos trabalhadores no campo.

Soluções para a Saúde, o meio ambiente ou a produção agrícola?

O DDT foi o primeiro defensivo agrícola descoberto e o precursor dos inseticidas e da agricultura química. com a segunda guerra diversos agrotóxicos foram desenvolvido. O agrotóxico foi responsável pelo aumento da produção agrícola em maior parte do mundo, por diminuir as percascausada pelos insetos e plantas daninhas.

A soja transgênica através da biotecnologia possui uma proteção incorporada onde em contato com o fungicida se torna resistente conhecida como soja RR. E o milho Bt que possui uma bactéria prejudicial aos insetos que danifica as células do seu organismo. Essa tecnologia esta sendo de grande importância para o desenvolvimento da agricultura.

Algunsoutros tipos de transgênico proporcionam a planta melhor qualidade nutritiva e outros transgênicos fazem da planta uma fabrica de vacinas.
Contraposições as tecnologias

Ha algum tempo atrás era inquestionável a idéia de que sem o uso de agrotóxicos a produção de alimentos seria insuficiente e inviável. Culpavam-se os agricultores pelo uso incorreto de produtos químicos e como conseqüência acontaminação ambiental e humana. Por parte das empresas, houve uma grande propaganda visando a incorporação desses pacotes tecnológicos. Assim iniciou-se a Revolução Verde, que incentivou as pesquisas em âmbito mundial, mas não foram consideradas as peculiaridades sociais, políticas e ecológicas de cada região. Essas tecnologias visavam o aumento da produção, mas conseqüentemente estudos davam contaque havia a esterilização de cultivares, a eliminação de insetos e plantas daninhas, dependente de um intenso uso de agrotóxicos e fertilizantes sintéticos.

Os agroquímicos utilizados possuem diferentes níveis de contaminação humana e ambiental, contaminações essas que só puderam ser constatadas recentemente, com o incentivo de pesquisas. Um dos grandes problemas dos agroquímicos é a falta derótulos de embalagens e a falta de assistência técnica especializada.

Fim dos problemas da agricultura química?

A idéia de produção de organismos geneticamente modificados era de reduzir o consumo de agrotóxicos, aumentarem a produção de alimentos, intensificarem o combate à fome no mundo. No entanto, empresas transnacionais controlam todo esse mercado de agroquímicos e da inovação agrícola,com isso, produtores acabam ficando dependentes. Diversos debates envolvendo a os transgênicos dividiram em duas posições. Os cientistas defendem a segurança ao meio ambiente e a saúde. Já os críticos condenam os impactos ambientais e a toxidade dos OGM. No contexto, aplicar o Principio de Precaução, em situações que exijam ação para evitar tais ameaças, acabou sendo rotulado de frear o progresso.Mesmo sendo plantas com qualidade nutricional expandida, o processo de transgenia ainda é pouco preciso, e pode ocasionar em conseqüências impensadas, como a geração de plantas daninhas e pragas resistentes, a poluição genética, uma presumível resistência bacteriana aos antibióticos e novas substancias toxicas.

Apesar de argumentarem que o favorecimento de produção dos transgênicos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A influencia dos agrotóxicos na saúde humana
  • PROBLEMAS AMBIENTAIS NA EVOLUÇÃO HUMANA
  • DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: SOLUÇÃO PARA OS PROBLEMAS AMBIENTAIS
  • DESENVOLVIMENTO DA SOCIEDADE HUMANA E SEUS PROBLEMAS AMBIENTAIS
  • As consequências do uso de agrotóxicos para o meio ambiente e para a saúde humana
  • Óleo de fritura usado como solução para problemas ambientais
  • Transgênicos e AGROTOXICOS
  • Os Problemas De Seguran A De Saude E Ambientais Transportes 1

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!