Agros

Páginas: 3 (501 palavras) Publicado: 10 de maio de 2012
AGRONEGÓCIO - Acordo com Argentina na carne suína segue travado / Luiz Henrique Mendes
Desde fevereiro, quando a Argentina criou uma declaração juramentada a ser apresentada pelos importadores, asexportações brasileiras de carne suína despencaram de uma média mensal de 3,5 mil toneladas para cerca de 500 toneladas.
Anunciado há um mês, o acordo que permitirá a retomada das exportaçõesbrasileiras de carne suína para a Argentina ainda terá novos capítulos na próxima semana, contrariando a promessa feita na última terça-feira pelo ministro da Agricultura argentino, Norberto Yauhar, deque o acerto para os embarques de uma cota mensal da ordem de 3 mil toneladas entraria em vigor ontem.
Em reunião realizada ontem (19) em Buenos Aires, o ministro Yauhar afirmou ao embaixador doBrasil na Argentina, Enio Cordeiro, que se reunirá nesta sexta-feira (20) com os importadores de suínos de seu país para esclarecer os detalhes do acordo e finalmente liberar as compras de carnesuína do Brasil. O Valor apurou, contudo, que até a noite de ontem (19) os importadores não foram convidados para a reunião, o que deve atrasar ainda mais a efetivação do acordo.
Ainda que oencontro marcado para hoje (20) com os importadores ocorra, o governo brasileiro já considerava difícil que a efetiva retomada das exportações acontecesse, visto que o possível encontro com os importadoresnão contará com a presença do secretário de Comércio Interior da Argentina, Guillermo Moreno, titular da Pasta responsável pela restrição e, portanto, o único habilitado a fazer valer o acordo, conformeafirmou ao Valor uma fonte bem informada sobre as negociações.
A resistência de Moreno é o principal entrave ao acordo, anunciado em março pelo ministro da Agricultura brasileiro, MendesRibeiro, e por seu colega argentino Yauhar. Conforme já informou o Valor, o secretário argentino deseja permitir apenas as compras de carne suína para a produção de embutidos de baixo custo - o que, na...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Agro
  • Agro
  • agro
  • agro
  • agro
  • agro
  • agro
  • agro

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!