Agronomia GestAmbeReNa Aula 01

1788 palavras 8 páginas
GESTÃO AMBIENTAL E RECURSOS NATURAIS

Aula 01 - pág. 1

Para iniciarmos,

VEJA O SEGUINTE VÍDEO:
- https://www.youtube.com/watch?v=T4lWas8sunA. Este vídeo apresenta, de forma alarmante, o crescimento populacional no planeta e suas consequências para o meio ambiente.

Após assistir ao vídeo, reflita sobre o crescimento populacional mundial e a faça uma relação com a demanda por alimentos, água e energia.

DESENVOLVIMENTO

Desde os primórdios, a história da humanidade foi marcada pela interação com a natureza. Mesmo em ambientes muito hostis, o ser humano demonstrava alta capacidade de adaptação e transformação do meio onde vivia com o objetivo de sobreviver em diferentes ambientes e situações.
Obviamente, no início os seres humanos eram submissos às condições naturais. Não existiam casas, roupas, alimentos industrializados e empacotados... Era necessário buscar recursos o tempo todo, pois não havia conhecimento para a produção de alimentos e, menos ainda, condições para estocá-los para períodos de escassez.
Portanto, os homens e mulheres utilizavam somente os recursos disponíveis naturalmente. Os seres humanos eram nômades, ou seja, não tinham um local fixo para morar ou se abrigar. O objetivo principal era a busca pelo alimento, por isso, mudavam constantemente de local. No entanto, todas as comunidades de pessoas que viveram nessa época tinham um ponto em comum: a busca pela água. Sabemos que a água é um bem fundamental para nossa sobrevivência. Portanto, sempre que as pessoas se deslocavam, o faziam próximo da água.
Veja, por exemplo, que a maioria das cidades do mundo começou à beira de um rio. A Figura 1.1 apresenta a cidade de Constantinopla, atualmente chamada
Istambul, colonizada à beira da água.

© Copyright - Instituto Filadélfia de Londrina - Todos os direitos reservados
Av. Juscelino Kubitschek, 1599 │ (43)3375-7567 │ www.unifilead.com.br

GESTÃO AMBIENTAL E RECURSOS NATURAIS

Aula 01 - pág. 2

Figura 1.1: A cidade de Constantinopla, atual Istambul, foi

Relacionados