Agronomi

731 palavras 3 páginas
CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E AGRÁRIAS

PERGUNTAS

Londrina
2013

RENATA DOS SANTOS MOREIRA rENAN dOS SANTOS MOREIRA

PERGUNTAS

Trabalho apresentado ao
Curso de Agronomia com exigência a disciplina de
Introdução a Ciência Agrárias
Professora: Alexandra scherer

Londrina
2013
EXTRAÇÃO DE TRIMIRISTINA DA NOZ MOSCADA Introdução
A noz moscada (Myristica fragrans) pertencente à família da Myristicaceae é uma semente natural da Índia Oriental. É composta por uma grande quantidade de componentes, dentre eles podemos citar gorduras, óleos essenciais, amido e celulose, estando presente a substância miristicina (C11H12O3), que compõem o sabor e odor característico, atua como narcótico e é tóxica se ingerida em grandes quantidades.
A noz-moscada possui considerável função antioxidante, tem seu uso como condimento e também medicinal (estimulante, adstringente, estomáquica, antidiarreico, reumatismo etc.). Foi uma das especiarias responsáveis pela chegada dos portugueses às Índias, pelo mar. A árvore da noz-moscada, a moscadeira, produz dois condimentos: a noz-moscada e o macis. No interior do fruto, a semente grossa, a noz-moscada, é revestida por uma espécie de estrutura entrelaçada e avermelhada, o macis.
Tanto a semente quanto o macis eram usados na culinária, no preparo de medicamentos e como incenso.
O constituinte lipídico majoritário da noz-moscada é a trimiristina, uma gordura, que se encontra no estado sólido à temperatura ambiente, um triacilglicerol, de cuja hidrólise se obtém o ácido mirístico (C13H27COOH) – ácido graxo saturado e glicerol, que pode ser utilizado como substituto da manteiga de cacau. A trimiristina, que é extraída da noz-moscada, é usada na fabricação de velas, sabões, cosméticos, perfumes etc.
Devido à insolubilidade em água a trimiristina não pode ser extraída por este solvente, e também não é volátil para ser extraída

Relacionados

  • escola
    13944 palavras | 56 páginas
  • Artigo Perfil do discente de Agronomia
    3573 palavras | 15 páginas
  • aveia branca
    3793 palavras | 16 páginas
  • educação profissional
    27325 palavras | 110 páginas