Agrongocio

548 palavras 3 páginas
Criadores usam dejetos de animais para produzir energia elétrica
Utilização de biodigestores contribui para reduzir a poluição.
Brasil está entre os líderes do mundo em relação à criação de animais.
Criadores de porcos e de gado do Paraná conseguem renda tratando os dejetos dos animais criados em confinamento. Com o uso de biodigestores, eles conseguem reduzir a poluição e produzir ao mesmo tempo fertilizante e energia elétrica.
Quando o assunto é criação de animais, o Brasil está entre os líderes do mundo. De norte a sul do país, sítios e fazendas abrigam milhões de cabeças de gado de corte, vacas leiteiras, porcos, cabras, ovelhas e frangos.
O problema é que em certos lugares a concentração de animais é tão grande que traz riscos para a natureza. Afinal, onde tem muito bicho, tem muito estrume e muita urina. São dejetos que sem manejo adequado se transformam em fontes de poluição. Se considerar apenas os rebanhos confinados de bovinos, aves e porcos no Brasil, a produção de estrume e urina chega a 410 milhões de toneladas por ano, o equivalente a mais de um milhão de toneladas por dia.
A região oeste do Paraná é famosa pela beleza das Cataratas do Iguaçu, um espetáculo da natureza. É também a terra de um gigante da engenharia humana. Construída na fronteira com o Paraguai, a hidrelétrica de Itaipu é a maior geradora de eletricidade do mundo.
Além da beleza das cataratas e da grandiosidade de Itaipu, a região também se destaca pela força do agronegócio. O oeste do Paraná tem muita soja e milhares de fazendas de criadores de porcos, aves e gado de leite.
No lugar que tem muito rebanho, tem muito dejeto e muito combustível para geração de energia. Cícero Bley Júnior é um defensor da produção de eletricidade no campo. Agrônomo e engenheiro, ele é superintendente de Energias Renováveis de Itaipu.
Segundo Cícero, o biogás produzido nos biodigestores tem um potencial imenso no Brasil. “A grande energia renovável do Brasil é o biogás porque ela está difusa no

Relacionados

  • Contabilidade Aplicada
    3259 palavras | 14 páginas
  • Srta.
    9609 palavras | 39 páginas