agroneg'ocio

Páginas: 12 (2917 palavras) Publicado: 6 de agosto de 2013



NAYANE RODRIGUES ALVES GONÇALVES



Projeto integrador:
O Perfil do Profissional em Gestão de Agronegócio

Projeto acadêmico... com vistas à horasemdisciplina, obtenção de grau e outros,apresentado ao Prof. WLADIMIR J CAMILLOMENEGASSI, Curso Administração, Tecnologia em Agronegócios, Claretiano Centro universitário — Ceuclar.

Vilhena-Rondônia — 22.06.2013

SumárioIntrodução.............................................................................. 1
Desenvolvimento..................................................................... 2
Conceito de Agronegócio...........................................2.1.1
O agronegócio no mercado........................................2.1.2
O agronegócio no Brasil............................................2.1.3
A Embrapainveste em comunicação empresarial......2.1.4
Conclusão.................................................................................3
Referencias................................................................................4














1. INTRODUÇÃO

Com a evolução tecnológica, a ideia que se tinha de agricultura e pecuária muda, assim como também muda o modo de produçãodos bens daí provenientes. O surgimento de novas tecnologias é o principal fato que altera o cenário da agropecuária. Com o êxodo rural. Tudo isso gerou mudanças na estrutura das propriedades rurais tais como: perda de sua autossuficiência, dependência de serviços e insumos que não são produzidos pela própria fazenda, especialização em determinada cultura, geração de excedentes que abastecem osmercados urbanos, troca de informações com o centro urbano e outras propriedades, necessidade continua de infraestrutura de qualidade como estradas e armazéns, por exemplo, necessidade de conquistar mercados e consequentemente aumentar os lucros. Ou seja, a propriedade rural passou por diversas transformações que fizeram com que ela deixasse de ser autossuficiente para se tornar um centro deprodução para o mercado urbano em sua grande maioria.
A cada dia a agropecuária se especializa em determinado ramo do processo produtivo ou num certo ramo de comercialização dos seus produtos. Isso gera a necessidade de uma nova ideia de agricultura. Não se trata mais de várias propriedades autossuficientes, trata-se de um complexo de produtores de bens e prestadores de serviços. Todos dependentes deuma infraestrutura com diferentes agentes, os quais são todos interdependentes. Analisando essa necessidade de um novo conceito para as atividades agropecuárias é que dois professores da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, criaram o termo agribussines, o qual foi traduzido para o português como agronegócio e que possui o seguinte conceito:

“Agronegócio é o conjunto de todas as operaçõese transações envolvidas desde a fabricação dos insumos agropecuários, das operações de produção nas unidades agropecuárias até o processamento e distribuição e consumo dos produtos agropecuários in natura ou industrializados. (ARAU-JO,2009,p.16).”

2.
2.1.1 Conceito de Agronegócio

Os “agrobusiness” foram propostos pela primeira vez em 1957, por Davis e Goldberg, como a soma das operações deprodução e distribuição de suprimentos agrícolas, processamento e distribuição dos produtos agrícolas, processamentos e distribuição dos produtos agrícolas e itens produzidos a partir deles.

Assim, de acordo com o conceito de agronegócio, a agricultura passa a ser abordada de maneira associada aos outros agentes responsáveis  por todas as atividades, que garantem a produção, transformação,distribuição e consumo de alimentos, considerando assim, a agricultura como parte de uma extensa rede de agentes econômicos.

Com este conceito formalizado por tais autores, a visão sistêmica passa a ganhar importância, abrangendo todos os envolvidos, desde a pesquisa até o consumidor final, desde o que se comumente se chama “antes da porteira até “pós-porteira””.

As exportações do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!