Agronegócios atividade pecuarista

Páginas: 24 (5871 palavras) Publicado: 3 de maio de 2011
INTRODUÇÃO

O presente trabalho, tem por finalidade apresentar um pouco da atividade pecuarista do país, atividade esta que tem grande participação no crescimento econômico do nosso país, gerando milhares de empregos diretos e indiretos, tanto no campo como nas cidades.
O trabalho apresenta noções básicas da atividade, como por exemplo a criação dos animais, alimentação até o abate dosmesmo.
A finalidade da pesquisa é enriquecer os conhecimentos da turma sobre este nobre assunto.

BOVINOS

Os bovinos constituem uma subfamília de mamíferos artiodáctilos bovídeos, distribuídos por todo o mundo e com grande importância econômica como fonte de leite e carne. O grupo inclui cerca de 24 espécies agrupadas em nove gêneros. São ungulados de tamanho médio à grande, incluindoo boi doméstico, o bisonte, o búfalo, o iaque, e os antílopes de quatro chifres e de chifres espirais.
A relação evolucionária do grupo é obscura, e sua classificação em tribos soltas ao invés de subgrupos formais reflete esta incerteza. As características gerais incluem presença de casco e geralmente pelo menos um dos sexos de uma espécie tem um chifre verdadeiro.

GADO BOVINOO gado bovino é composto por bois, termo que, em sentido amplo, dá nome ao animal mamífero, ruminante, artiodáctilo, com par de chifres não ramificados, ocos e permanentes, do gênero Bos em que se incluem as espécies domesticadas pelo homem.

TERMINOLOGIA

O boi é o macho castrado, sem possibilidade reprodutiva da espécie Bos taurus (família Bovidae), sendo também usado na denominaçãovernacular do indivíduo pertencente ao gado bovino.
A vaca é a fêmea desta espécie e o touro é o macho com os testículos intactos, com aptidão reprodutiva. É um mamífero, artiodáctilo e ruminante. Seus chifres são em par, ocos, não ramificados e permanentes.

SUBESPÉCIES

Possui duas subespécies como seguem: Bos taurus taurus (gado taurino, de origem européia) e Bos taurus indicus(gado zebuíno, de origem asiática).
Os cruzamentos entre os indivíduos de ambas as divisões é freqüente tanto em programas de melhoramento genético dos rebanhos, quanto em propriedades aonde a monta é natural e sem controle algum.

HISTÓRIA

O gado doméstico descende do auroque na Europa e do gauro na Ásia, começou a ser domesticado entre 5.000 e 6.000 anos atrás, servindo comoanimal de carga ou fornecendo carne, leite e couro. Era pouco comum criar gado para alimentação. O animal era comido apenas se morresse ou não fosse mais útil para carga ou para fornecer leite.
Hoje em dia, no entanto, os bovinos são largamente utilizados para a produção de proteína cárnea.
A cadeia produtiva da carne engloba vários ramos de negócios, que vão desde a fabricação de raçãoe o ensino de profissionais qualificados (Médicos veterinários, zootecnistas, agrônomos) até empresas de consultoria em sistemas de comércio exterior.

MODOS DE USO

Esta espécie, gado bovino, foi domesticada pelo homem e é explorada para diversos fins como a produção de leite, carne, pele (couro), meio de transporte e animal de carga.
Os ossos também são aproveitados para afabricação de farinha, sabão e rações animais. O casco e os chifres têm usos diversos e os pêlos das orelhas são usados para a confecção de pincéis artísticos.
Os machos de determinadas raças podem ser também usados como entretenimento nas touradas e nos rodeios.

A CARNE NO CONSUMO HUMANO

A carne bovina, por ser largamente consumida nas mais diversas partes do mundo, principalmentenos países de origem latina, é vendida em pedaços, bifes, moída, com as variantes de nomes dado a cada tipo de carne extraída de determinadas regiões do boi ou vaca.
Desta forma, temos alguns tipos cortes:

DIANTEIRO

• Acém;
• Pescoço - Há bons pratos com essa parte do animal;
• Cupim - Usada em churrasco ou em pratos que contenham pouca gordura, pois por natureza é a parte mais...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ATIVIDADES AGRONEGOCIO
  • Atividade 1- Fundamentos do Agronegócio
  • atividade no portfolio agronegocio
  • Atividade Aulas Plagiosfundamentos Do Agronegocio
  • AGRONEGÓCIO E O PAPEL DO GESTOR PERANTE AS ATIVIDADES AGRÍCOLAS
  • Agronegocios
  • Agronegócio
  • Agronegocio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!