AGROMETEOROLOGIA TRABALHO

1793 palavras 8 páginas
Transferência de calor e da água do solo para a atmosfera;

O ciclo da água (conhecido cientificamente como o ciclo hidrológico: Figura 1) refere-se à troca contínua de água na hidrosfera, entre a atmosfera, a água do solo, águas superficiais, subterrâneas e das plantas.

Ou pode ser definido como a sequência fechada de fenómenos pelos quais a água passa do globo terrestre para a atmosfera, na fase de vapor, e regressa àquele, nas fases líquida e sólida

Figura 1: Esquema do Ciclo Hidrológico (ou ciclo da água).

A água se move perpetuamente através de cada uma destas regiões no ciclo da água constituindo os seguintes processos de transferência: Evaporação dos oceanos e outros corpos d'água no ar e transpiração das plantas terrestres e animais para o ar. Precipitação, pela condensação do vapor de água do ar e caindo para a terra ou no mar. Escoamento da terra geralmente atinge o mar.

Formas de Precipitação.

. Chuva - queda de água no estado líquido. Pode ser classificada em:
Chuva convectiva - resultado da ascensão da humidade, que resfriada pela altitude, precipita-se.
Chuva orográficas ou de relevo - são nuvens que deslocam-se horizontalmente afim de chover, ao encontrarem um relevo montanhoso, ascendem e se resfriam, precipitando-se;
Chuva frontal - resulta do encontro de uma massa de ar frio com uma massa de ar quente e húmida.
Granizo: é a saraiva de maiores dimensões.
Neve: forma-se quando o arrefecimento da umidade é lento e há tempo de se formarem cristais.
Saraiva: forma-se quando o arrefecimento é brusco e inferior a 0 (°C).

De toda a precipitação que ocorre sobre os continentes, 57% evapora, enquanto nos oceanos a evaporação corresponde a 112% do total precipitado.

Numa região semi-árida, cerca de 96% da precipitação total anual pode evaporar. A taxa de evaporação diária pode variar numa faixa de 0 a 12 mm por dia.

As estimativas de evaporação são críticas em projectos de reservatórios e planeamento agrícola. Por exemplo, a

Relacionados