Agroindustria

Páginas: 5 (1091 palavras) Publicado: 27 de março de 2014
INTRODUÇÃO
Nos países industrializados as embalagens alimentares representam cerca de 50 % do total de embalagens produzidas. Nos últimos anos tem-se assistido a grandes mudanças nos hábitos alimentares em conseqüência da alteração dos estilos de vida, que têm favorecido um considerável aumento da oferta em alimentos pré-preparados e conservados.
Ainda é o material mais utilizado paraembalagens de hortaliças no Brasil, sendo a maior parte proveniente de áreas de reflorestamento com espécies de Pinus e, em menor escala, com Eucaliptos.
Nos dias de hoje tem uma grande preocupação de desenvolver a embalagem por forma a que ela satisfaça cada vez melhor as necessidades do consumidor, é também verdade que esse desenvolvimento não tem sido devidamente acompanhado com medidas que visem aproteção do ambiente.


EMBALAGENS DE MADEIRA
A madeira é um produto natural, utilizada desde sempre para a fabricação dos mais diversos objetos e utensílios. Muitos brinquedos podem ser construídos em madeira (carrinhos, cavalos de madeira, piões, etc.).
A madeira é também utilizada para fabricar embalagens para transportar frutas e legumes, eletrodomésticos, peças de grandes dimensões,caixas para vinhos, frutos secos, produtos de pastelaria, frutos delicados, etc.
Normalmente as embalagens usam um composto, de madeiras duras e compensado, basicamente o de colagem fenoica, resistente a água.
A maioria das vezes requer forros de outro material, mais macio, para evitar danos do produto por abrasão, sendo todas estas razões apontadas como causas de um progressivo abandono da caixa demadeira em benefício das caixas de plástico ou em cartão canelado.
As caixas podem ser classificadas em vários tipos, de entre os quais de destacam: caixas, paletes, contentores-palete, bobines e barris de madeira. Estas embalagens são utilizadas no transporte, armazenamento e distribuição de variados produtos.
Tradicionalmente, a madeira era o material mais utilizado na embalagem de frutas ehortaliças frescas. De acordo com os produtores deste tipo de material, a madeira comporta uma série de propriedades favoráveis, nas quais se inclui o fato de ser um material de origem natural, que permite a manutenção das qualidades do produto e que realça a beleza do mesmo. Para a embalagem de produtos horto frutícola, a madeira pode ser utilizada nos três tipos de embalagem: primária (ou deconsumo), secundária (ou comercial) e
terciária (ou logística).


Caixas
Podemos encontrar caixas das mais diversas formas e tamanhos, a sua classificação pode ser feita da seguinte forma:

Caixas "ligeiras"
Pequenas caixas de charutos, vinhos, queijos, etc. São caixas fabricadas normalmente com madeira de pinho ou choupo. Destacam-se as caixas de madeira para hortos-frutícolas pela suaabundância e uso generalizado.



Caixa maciça

Para produtos volumosos e pesados que necessitem de   proteção para o transporte, armazenamento e exportação. Confeccionada em madeira maciça tais como pinus, eucalipto e outras.



Caixa Americana

Confeccionada em compensado e sarrafos, é uma embalagem hermeticamente fechada, leve, resistente a grandes impactos, ideal para itens volumosos epesos medianos.


Caixa CKD
Sigla internacional para embalagens que transportam peças automobilísticas, que exigem grande resistência devido ao seu peso.
        Nestas embalagens CKD o pinus só deve ser utilizado desde que sejam respeitadas suas limitações de carga, que não são poucas. O uso do pinus só é indicado na substituição das folhosas, madeira mais leve, como o pinho araucária e acanela.

Paletes
As paletes de madeira, são as embalagens terciárias mais usuais, embora também
existam no mercado paletes de fibra de cartão ou de plástico. Estas paletes estão
associadas ao setor da logística, facilitando o transporte e manuseamento das
embalagens primárias e secundárias, do produtor ao consumidor.
Segundo a norma ISO 445 uma palete é uma plataforma rígida, de altura...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Agroindustria
  • Agroindustria
  • agroindustria
  • Agroindustria
  • Agroindustrias
  • Agroindustria
  • Agroindústria
  • AGROINDUSTRIA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!