Agroextrativismo no cerrdo

864 palavras 4 páginas
AGROEXTRATIVISMO NO CERRADO
Deuber Severo da Rocha
Cursando tecnólogo em Agroecologia
Instituto Federal de Brasília

RESUMO:
O agroextrativismo é uma ciência nova e sustentável, que foi criada primeiramente para a preservação do cerrado, com a finalidade de extrair sem degradar o bioma, para evitar o desmatamento e gerar renda para as comunidades agroextrativistas que dependem do cerrado vivo para se sustentar ou para obter lucro.
PALAVRAS-CHAVE: Sustentabilidade; agroextrativismo; cerrado.
INTRODUÇÃO:
Este texto trata de como o agroextrativismo pode se uma forma bem produtiva, na utilização dos recursos naturais, da interação do homem com o bioma cerrado, da conservação e extração da flora para fornecer rendas as comunidades presentes no cerrado.
CONSERVAÇÃO DO CERRADO ( SUSTENTABILIDADE E EXPLORAÇÃO CONCIENTE )
O agroextrativismo é uma atividade econômica que junta a agropecuária com o extração do meio ambiente de maneira sustentável.
SILVA ( et alii, 2001) destaca que:
O acelerado processo de desenvolvimento agrícola na região do bioma Cerrado tem prejudicado a sustentabilidade desse ecossistema, causando desequilíbrio ecológico como erosão do solo, poluição ambiental e redução das mananciais hídricos. Ao longo do tempo, a ação direta e constante das queimadas e do desmatamento vem exercendo uma enorme pressão sobre a fauna e flora, contribuindo de forma significativa para a extinção de muitas espécies animais e vegetais, incluindo as frutíferas nativas, base de sustentação da vida silvestre e fonte de alimentos de fundamental importância na dieta alimentar das populações tradicionais e rurais.
A destruição do cerrado vem crescendo nos últimos anos rapidamente, grandes fazendas estão contribuindo com o desmatamento acelerado e irresponsável, trazendo uma serie de problemas ambientais como o desmatamento, a poluição do solo e conseqüentemente a poluição de nossos recursos hídricos, tendo assim, uma significativa participação na extinção da fauna e

Relacionados