Agroecologia e desenvolvimento rural sustentávle

3200 palavras 13 páginas
uNIVERSIdade tecnológica federal do paraná câmpus campo mourão curso de engenharia de alimentos

Maresa custodio molinari
Paula Virgínia de Almeida Pontes

Agroecologia e desenvolvimento rural sustentável

Campo Mourão - 2013 maresa custodio molinari paula virgínia de almeida pontes

agroecologia e desenvolvimento rural sustentável

Trabalho apresentado à disciplina de Segurança Alimentar do curso de Engenharia de Alimentos como parte da avaliação parcial.
Prof Dr Alberto Cavalcanti Vitório.

CAMPO MOURÃO - 2013
SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO

Por ser uma noção nova, a agroecologia, atualmente, esta relacionada com as noções de agricultura e desenvolvimento sustentáveis, tendo como incidência em espaços geográficos e sociais bem limitados (ALMEIDA, 1989).
A agroecologia é uma ciência básica de um novo padrão de desenvolvimento rural que tem sido construído e consolidado nos últimos tempos, fato que acontece porque a agroecologia se apresenta como matriz integradora e totalizante. O conceito agroecologia se tornou o principal enfoque científico do momento, objetivando a transição dos modelos atuais de desenvolvimento rural e agricultura insustentáveis para desenvolvimento rural e agricultura sustentáveis (CAPORAL; COSTABEBER; PAULUS, 2006). É a expectativa de uma nova agricultura, fugindo dos paradigmas da agricultura capitalista que utiliza energia e recursos naturais não renováveis e que agridem o meio ambiente (CAPORAL; COSTABEBER, 2002b).
Tomada como início para uma reinterpretação dos processos sociais e econômicos e de suas relações com o equilíbrio dos ecossistemas, a ideia de sustentabilidade, é enriquecedora, pois busca a construção de um instrumento conceitual capaz de dar conta de seus múltiplos aspectos. Esta noção de um “novo desenvolvimento” pode levar a sociedade à capacidade de gerar o novo, reformulando suas relações com a natureza e

Relacionados