Agro Pecu ria

Páginas: 48 (11768 palavras) Publicado: 19 de julho de 2015
I. NAVEGAÇÃO
Navegação é a ciência e a arte de conduzir com segurança, dirigir e controlar os movimentos de um veículo, desde o ponto de partida até o seu destino. Ou NAVEGAÇÃO É A CIÊNCIA E A ARTE DE CONDUZIR, COM SEGURANÇA, UM NAVIO (OU EMBARCAÇÃO) DE UM PONTO A OUTRO DA SUPERFÍCIE DA TERRA.

Formas da navegação: navegação marítima (de superfície ou submarina), navegação aérea, navegaçãoespacial e navegação terrestre. Outras classificações também aplicadas especificam ainda mais o meio ambiente no qual o veículo se desloca, surgindo daí categoria como navegação fluvial e navegação polar.

A Navegação foi, inicialmente, quando o homem começou a se locomover sobre a água em rústicas embarcações, uma arte. Entretanto, logo elementos de ciência foram incorporados.
Hoje, a Navegaçãoconserva aspectos de ambos. É uma ciência, pois envolve o desenvolvimento e utilização de instrumentos de precisão (alguns extremamente complexos), métodos, técnicas, cartas, tábuas e almanaques. É, também, uma arte, pois envolve o uso adequado dessas ferramentas sofisticadas e, principalmente, a interpretação das informações obtidas.

A maior parte do trabalho da Navegação é feita com instrumentos deprecisão e cálculos matemáticos. Porém, após a execução das observações e dos cálculos, o navegante experimentado aplica sua medida de arte, quando interpreta os dados disponíveis e resultados obtidos e afirma, indicando na Carta: “esta é a posição do navio”.

Para consecução do propósito da navegação, é necessário obedecer à seguinte sequência básica de atividades: problema geral da navegação•Efetuar um estudo prévio, detalhado, da rota que se deseja seguir, utilizando, principalmente, as CARTAS NÁUTICAS da área em que se vai transitar e as PUBLICAÇÕES DE AUXÍLIO À NAVEGAÇÃO (Roteiros, Lista de Faróis, Lista de Auxílios-Rádio, Tábuas das Marés, Cartas-Piloto, Cartas de Correntes de Marés, etc.). Esta fase denomina-se PLANEJAMENTO DA ROTA;
•No mar, durante a EXECUÇÃO DA ROTA, determinar aPOSIÇÃO DO NAVIO sempre que necessário, ou projetá-la no futuro imediato, empregando técnicas da Navegação Estimada, a fim de se assegurar que o navio está, de facto, percorrendo a derrota planejada, com a velocidade de avanço prevista e livre de quaisquer perigos à navegação.

SEQÜÊNCIA DE OPERAÇÕES NA NAVEGAÇÃO
1. Planejamento e traçado da rota (estudo da viagem) seleção das cartas náuticas,cartas piloto e publicações de segurança à navegação necessárias. Verificar, pelos “avisos aos navegantes”, se as cartas e publicações estão actualizadas.
Estudo detalhado da área em que se vai navegar.
2. Traçado da rota nas cartas gerais e de grande escala.
3. Registro de rumos, velocidades e etas.
4. Determinação da posição do navio.
5. Previsão da posição futura do navio, utilizando técnicas daNavegação estimada.
6. Nova determinação da posição do navio.
7. Confronto da posição determinada e da posição estimada para um mesmo instante, a fim de:
A – determinar os elementos da corrente.
B – corrigir o rumo e a velocidade, para seguir a rota prevista, com a velocidade de avanço estabelecida, compensando a corrente.
8. Repetição das operações de (2) a (5), com a frequência necessária àsegurança da navegação.
O problema geral da navegação
TIPOS E MÉTODOS DE NAVEGAÇÃO; PRECISÃO REQUERIDA E INTERVALO DE TEMPO ENTRE POSIÇÕES

Embora existam várias outras classificações, algumas até mesmo muito sofisticadas, é tradicionalmente reconhecido que a navegação apresenta três tipos principais, ou categorias primárias, de acordo com a distância que se navega da costa ou do perigo mais próximo:1. NAVEGAÇÃO OCEÂNICA: é a navegação ao largo, em alto-mar, normalmente praticada a mais de 50 milhas da costa.
2. NAVEGAÇÃO COSTEIRA: como o próprio nome indica, é a navegação praticada já mais próximo da costa, em distâncias que, normalmente, variam entre 50 e 3 milhas da costa (ou do perigo mais próximo). Pode, também, ser definida como a navegação feita à vista de terra, na qual o navegante...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Actividade pecu ria
  • ATPS Pecu Ria De Corte
  • PECU RIA LEITEIRA
  • A Pecu Ria No Brasil
  • Agricultura E Pecu Ria
  • Actividade Pecu Ria
  • 1 Pecu Ria E Expans O Territorial
  • Introdu O Ao Trabalho De Os Conceitos De Agricultura E Pecu Ria

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!