Agro Negócio

Páginas: 5 (1130 palavras) Publicado: 11 de setembro de 2014

O AUTOR ENVOLVE O GOVERNO LULA.
Exportacão agricola da industria e Sadia, e da area econômica, imprensa brasileira que faz seu papel na propaganda, monopolizada por seu grupo e claramente vinculada aos internos de clases das grandes propriedades e da empresa transnacionais exportadoras de matéria prima.


20 MILHÕES SEM SAPATOS
Pais de maior fronteira agricola do mundo existe 4,5 milhõesde familia sem terra. Brasil = 350m. de hectares agricultaves e tem apenas 50m que cultiva, apenas 14% do que deveria, e isso permanesse assim desde 1986.
Fazenda moderna do agronegócio ocupa 75% da aréa cultivada, soja, algodão, cacau, laranja, café e eucalipto. Que interessa ao morrador externo.


A FALÁCIA DA MODERNIDADE
63% das frotas de tratores é visto por propriedades com menor de200 hectetares. E propriedade acima 1000 hectetares possui 30% dos tratores. A industria vende 50.000 de tratores por ano. Em 1980 vendeu 65.000.
O plano nacional da Reforma Agraria aplicou a conceituação de lei agraria e dividiu as propagandas entre pequenas medidas e grandes negócios.
Apenas 10 empresas transnacionais ligado ao agronegócio pegaram do banco do Brasil 4 bilhões de dinheiropúblico da população brasileira.
Grade propriedade = 13,6% de toda a produção, 26,6% média e 56,6% produção agropecuaria nacional.

DESVIO UM DA CIDADANIA
Em termos de explorações, o pais ganha quando exporta mercadorias, de origem industrial, com um alto valor agregado.
Embraer sozinha = exporta maior quantidade de soja por avião. Ninguém se desenvolve expotando matérias primas. E quem ganhadinheiro com com tudo isso são as exportações transnacionais. Essas empresas tem um lucro de 28% sobre o valor exportado, sem produzir.
Resolver problemas não sera com o agronegócio, e sim com a Reforma Agraria, que é a democratização da terra e agricultura familiar.



FLORESTAS PARA QUE FLORESTAS ?
Hoje em dia quase ninguém sabe que um pedaço da broma da Mata Atlântica cobre 15% do nossoterritório com 1,3 milhões de Km² desde 1500, sobrando só 102Km² = 7% de aréa.
Precisamos do Código Florestal, leis que preserva aréa florestais tanto na cidade tanto na aréa rural.

HISTÓRICOS DAS LEIS
O Pau Brasil foi a primeira aréa de exploração econômica das florestas e quase foi extintas assim foi criado a 1° legislação para cobrir o uso abusivo dos recursos proletarios. Em 30/01/1802-Alvára de Regimento das minas e estabelecimentos metalicos que exgia ordem escrita da AOM das matas e bromos para venda de madeira e linha, ou queimada.
1981- Legislação regulamentou as aréas de preservação Ambiental (uso dos recursos nacionais.)
1998- Regulamentado a Reserva Legal - cada propriedade rural deve ser preservada e seus desmatamentos considerados crimes.

MUDAR PARA QUE MUDAR ?Sempre existiu tensões entre ruralistas e ambientalistas a favor ou contra as mudanças.
2009- Debate começou quando a Câmera Federal passando trabalhar nesse assunto e indicou o deputado Aldo Rebela.
Ambientalistas - criticas empresarios do agronegócio que avançam sobre florestas para a implantação de pecuaria e lavoura, limites para a preservação de matas alivia as margens de rios, lagos ououtros recursos de água. Proposta do Código Florestal "pretendeu reduzir o prejuizo dos pequenos proprietarios, em cujos lotes a presença de cursos de água de pequenas larguras.
Ruralistas = Senadora Katia Abreu (DEM-TO) = 2 vezes defendeu a expanssão do agronegócio. Economista = Ignacy Sachs "o Brasil pode ser uma potença aréa de bioeconomia" SEM DESMATAR.
O Brasil não pode limitar sua produçãoagricola sob presão de não conseguir oferecer alimentos na quantidade necessaria á sua produção.


A REFORMA AGRÁRIA E O GOVERNO LULA ENTRE A EXPECTATIVA E A PROSSIBILIDADE
A eleição de Lula terá o apoio de varios movimentos sociais, entre eles o MST que influenciaram constatemente a ação do novo governo. Não há nenhum desafio para o nosso governo que esteja tão relacionado com a história...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Agro negócios leite
  • Analise dos determinantes dos investimentos ambientais no agro negocio
  • agro
  • Agro
  • Agros
  • Agro
  • agro
  • agro

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!