AGRICULTURA

Páginas: 9 (2246 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2014
CAPITULO 2
1. OJETIVOS
Os códigos de profissões regulamentadas por Conselho de Classe são impositivos porque quem os elabora possui autoridade delegada pelo Estado não apenas para criá-los, mas para fazê-los cumprir. Pode-se considerar, como exemplo, a profissão contábil. Ao Conselho Federal de Contabilidade (CFC) foi concedido por delegação do Estado, a partir do Decreto-lei 9295/46,autoridade para punir atos que contrariem as normas de conduta estabelecidas pela classe, quando do exercício profissional, aplicando punições como advertência reservada ou censura pública.
A existência e a observância das normas de ética servem para distinguir e para diferenciar um grupo profissional de nossa sociedade, de uma empresa ou negócio comercial. Ao mesmo tempo que um código de ética serve aointeresse público é útil também aos contabilistas individualmente em seu trabalho, contribuindo ao seu próprio bem–estar ao assegurar essa dignidade e esse respeito que são essenciais para consolidar uma clientela compreensiva e satisfeita.
Nos últimos anos, o contabilista tornou-se um profissional extremamente valorizado e portanto mais responsável já que em suas mãos está o destino da empresatanto contábil, como fiscal e financeiro e uma falha ética poderá causar a falência da instituição. Com isso, o código de ética é formado por 14 capítulos que visam apresentar o código de conduta da classe contábil e que tem por objetivo principal fixar a norma pela qual se devem conduzir os contabilistas no que se diz respeito ao exercício profissional. E por objetivos secundários: Promover aautodisciplina, integridade moral e independência profissional; e protege o público contra a atuação de maus profissionais, permitindo assim, manter ou acrescentar a confiança do mesmo na profissão e na imagem do contabilista além de facilitar na tomada de decisões em caso de dúvidas, quando o sentido autocrítico do profissional não é suficiente para definir se determinada situação é ou não ética.Entretanto, essa adesão ao Código, por si só, é insuficiente para esclarecer como ocorre a tomada de decisão ética. Há de se considerarem os fatores individuais, tais como: o nível de escolaridade do contabilista, bacharel ou técnico em Contabilidade, sua idade, o tempo de registro no Conselho, a religião que professa, entre outras variáveis, as quais ajudam a constituir a sua identidade moral.Também é importante destacar que esses fatores têm características que podem influir no posicionamento do profissional em relação aos dilemas éticos que ele enfrenta na sua prática profissional e, consequentemente, na sua percepção sobre as normas contidas no Código de Ética.




1.1 TOMADAS DE DECISÕES ÉTICAS



A figura acima evidencia que os fatores situacionais, o CEPC e os fatoresindividuais influenciam os quatro componentes psicológicos que determinam o comportamento moral, conforme detalhado a seguir:
a) Componente 1: Consciência de como nossas ações afetam terceiros. Um dilema moral só existirá para determinado indivíduo se ele for capaz de reconhecer a sua existência.
b) Componente 2: Julgamento, por parte do indivíduo, de qual ação é moralmente certa ou errada.
c)Componente 3: Prioridade dada pelo indivíduo a alguns valores morais em detrimento de outros valores (intenção moral). Deficiências nesse componente ocorrem quando o indivíduo não se encontra motivado para pôr os seus valores morais acima de outros interesses.
d) Componente 4: Capacidade do indivíduo para agir de acordo com sua intenção moral. (REST, 1994, p. 23)







2. DEVERES EPROIBIÇÕES
2.1 ART. 2º- SÃO DEVERES DOS CONTABILISTAS:
I - exercer a profissão com zelo, diligência e honestidade, observada a legislação vigente e resguardados os interesses de seus clientes e/ou empregadores, sem prejuízo da dignidade e independência profissionais;
II - guardar sigilo sobre o que souber em razão do exercício profissional lícito, inclusive no âmbito do serviço público,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Agricultura
  • agricultura
  • Agricultura
  • Agricultura
  • Agricultura
  • agricultura
  • agricultura
  • Agricultura

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!