Agricultura e segurança alimentar

Páginas: 7 (1524 palavras) Publicado: 19 de maio de 2012
INSTITUTO ESPERANÇA DE ENSINO SUPERIOR – IESPES
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GEOGRAFIA AMBIENTAL

ACADÊMICO: MARCELO FERREIRA DOURADO
PROFESSORA: SIDILÉIA

TEMA: ENSINO DA GEOGRÁFIA

SANTARÉM- PA
Maio/2012

1. O que significa a expressão agricultura industrializada?

Significa que a indústria mudou as relações a produção o campo objetivando em ampliar o controle humano sobre oprocesso natural, em que foram utilizadas altas tecnologias na agricultura, substituindo o trabalho tradicional braçal humano, pela força mecânica. Através da mecanização implantada no campo, a produção triplicou sua escala de produção, em menor espaço de tempo, desde a preparação do solo até a colheita.

2. Qual é a diferença entre seleção dirigida e engenharia genética?
A diferença é que, aseleção dirigida é feita através da seleção de animais geneticamente produtivos ou de raças, que são cruzados entre si, gerando um animais geneticamente grandes, gordos, e bonitos. Já a engenharia genética é a modificação dos genes em laboratórios, fazendo com que seja manipulada a espécie ou raça desejada.

3. Nas negociações agrícolas da Rodada de Doha, a União Europeia formulou uma proposta delimitar os subsídios diretos produtores a um máximo de 300 mil euros anuais para cada estabelecimento. Esse valor máximo equivalente à renda anual conjunta de cerca de mil famílias camponesa na Índia.

a). Identifique os efeitos gerais dos subsídios no mercado mundial de alimentos.
Os subsídios estão presentes nas reduções de tarifas alfandegárias e apoio as importações e exportações de produtosagrícolas.

b). Explique os objetivos não econômicos da política européia da proteção dos produtores agrícola?
Os objetivos retratam em dar subsídios aos agricultores se para evitar o êxodo rural, preservando a produção familiar e assegurar as condições financeiras dos pequenos núcleos urbanos onde esta presente uma parcela da população européia. A Política Agrícola é substituída pela meta demelhoria da qualidade da produção e de proteção do meio ambiente.

4. Por que se configuram cinturões agrícolas especializados (belt) nos Estados Unidos? Explique a localização dos cinturões dos laticínios, do milho e do algodão?
Pelo mecanismo da concentração fundiária tem suas raízes na lógica da produção familiar para o mercado capitalista, os produtores em grandes números, concorrem parafornecer matérias primas a poucos compradores, que são as indústrias de alimentos, quando os preços estão em queda todos eles são obrigado a aumentar sua produção, modernizandoseu estabelecimento, nessa trajetória forçada, contraem dívidas para a aquisição de maquinários e insumos. O caráter intensamente competitivo da agricultura norte americana temimportantes conseqüências espaciais, a concorrência de produtores provoca a especialização de cultivos, que reflete a busca da máxima eficiência. Sob essa lógica econômica, delineou-se um zoneamento agrícola caracterizado pelo surgimento de cinturões denominado beltes, formados conforme as particularidades históricas de povoamento, as condições climáticas e os tipos de solos.
Os belts são especializadosno cultivo de determinados produtos, como trigo, milho, algodão, frutas, culturas tropicais. Merecem ainda destaque as produções de soja, tabaco, laranja e gado bovino. É importante ressaltar que esses cinturões não constituem áreas monocultoras, pois, além do cultivo principal, existem também cultivos secundários.

5. Observe o mapa abaixo?


Entre as afirmações seguintes, identifiqueàincorreta e escreva as corretas no seu caderno.
a). E valores absolutos, as importações agrícolas dos Estados Unidos são menores que as de quase todos os países africanos.
b). A participação das importações agrícolas na China e na Índia tende a crescer junto com a melhoria do nível de vida das populações desses países.
c). As importações agrícolas do Japão seriam ainda maiores caso fossem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Agricultura e segurança alimentar
  • Agricultura e segurança alimentar
  • A IMPORTÂNCIA DA AGRICULTURA FAMILIAR NA SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL DO TERRITÓRIO CANTUQUIRIGUAÇU
  • O papel da agricultura familiar na garantia da segurança alimentar dos habitantes do distrito...
  • segurança alimentar
  • A Segurança Alimentar
  • Segurança alimentar
  • segurança Alimentar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!