Agricultura Familiar

Páginas: 7 (1704 palavras) Publicado: 13 de novembro de 2014
Agricultura Familiar

Henrique Fernando Amaro Boeing
Marcos Luiz Tirloni
Marcos Henrique Ferronato
Sandra Inês Bohn

RESUMO
A agricultura é considerada a maior invenção da humanidade, porque sempre foi a garantia de sobrevivência da espécie humana. Depois de um longo período com lentos progressos, onde a fome ainda era recorrente, a agricultura, por meios de avanços científicos nagenética, na nutrição das plantas, no controle de pragas e enfermidades, e em outras técnicas agronômicas, alcançou elevado grau de eficiência, promovendo quantidades crescentes de alimentos. Os fatos comprovam que as aplicações das diversas áreas da ciência na agricultura, sempre trouxeram benefícios econômicos e sociais de alta relevância.
A agricultura familiar e o agronegócio são dois polos muitoimportante para o pais, gerando rentabilidade, movimentando economicamente, e gerando muitos empregos. A agricultura em um todo evoluiu muito nos últimos 10 anos, graças aos laboratórios de análises técnicas, com muitas pesquisas e modificações genéticas, colaboraram com esta, tendo assim um alto nível de produtividade.

PALAVRAS CHAVES: Agricultura Familiar, Sustentabilidade



INTRODUÇÃOAlgumas pessoas percebem a agricultura brasileira como se fosse dividida em apenas dois pólos: agronegócio de um lado e agricultura familiar do outro. Como se o Brasil, um país de contradições e de diferenças climáticas, ambientais, sociais, culturais e econômicas, abrigasse apenas dois tipos de agricultores. Discordamos dessa visão. No Brasil, a agricultura abriga variadas tipologias. O últimocenso agropecuário foi realizado há mais de dez anos. Os dados do novo censo agropecuário ainda não foram apresentados em sua totalidade. A partir desses novos dados poderemos ter uma noção real de como está organizada a agricultura brasileira, mas pela nossa experiência, temos certeza absoluta que não se reduz em apenas dois tipos. Dessa forma, resolvemos apresentar breve reflexão sobre o tema nesseartigo.
No Brasil, historicamente, o ciclo vicioso de concentração de terra-renda-poder-privilégios colaborou para que as políticas públicas destinadas ao campo se concentrassem em atender aos interesses dos eternos barões da terra. A disponibilização de crédito agrícola por meio de bancos públicos que sempre financiou os grandes produtores rurais, conjugada a oferta de tecnologias para grandesáreas agricultáveis e ao uso insustentável dos recursos naturais, fazem do Brasil um importante produtor de alimentos.
  O contumaz tratamento privilegiado dado às inúmeras gerações de grandes proprietários de terra e o precário atendimento prestado aos agricultores familiares muito provavelmente justifique a retórica de que o chamado agronegócio e a agricultura familiar são contraditórios erivais.
Mas a agricultura brasileira é muito mais complexa que esses dois pólos. É repleta de situações diversas. Há o grande agricultor que participa do mercado formal e, inserido no sistema de arrecadação tributária, garante direitos trabalhistas ao seu assalariado. Há o latifúndio improdutivo, cujo gado é alugado para justificar a sua não desapropriação para fins de reforma agrária, e o canavialcom trabalhadores em situação similar à escravidão ou com condições de trabalho dos primórdios da revolução industrial. Tem-se também o agricultor familiar integrado que, por exemplo, produz exclusivamente aves e tem a sua comercialização garantida para agroindústria de frango. Não se pode deixar de considerar as inúmeras propriedades familiares com alto grau de produtividade de diversos alimentos,cuja comercialização aquece intensamente a economia local. E ainda há comunidades inteiras de agricultores familiares, cuja produção se destina basicamente ao auto-consumo e estão abaixo do nível de pobreza.

METODOLOGIA
Os procedimentos que serão adotados para a realização da pesquisa sobre a Agricultura Familiar no Mato Grosso.
Para atingir os objetivos propostos, foram utilizadas bases...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Agricultura Familiar
  • Agricultura familiar
  • Agricultura familiar
  • Agricultura Famíliar
  • Agricultura Familiar
  • Agricultura familiar
  • Agricultura familiar
  • Agricultura familiar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!