Agricultura familiar

Páginas: 2 (345 palavras) Publicado: 28 de outubro de 2014
O solo é o recurso natural elementar e básico para os processos produtivos e o seu manejo precisa ser feito de forma correta para que seja garantida a qualidade ao longo do tempo.
Existem váriostipos de solo: entre eles o arenoso, argiloso, terra preta e terra roxa.
Como já foi dito, o solo está diretamente ligado com a produção vegetal. E na agricultura familiar, são usadas várias técnicaspara manter a fertilidade do mesmo. Entre elas podemos citar:
-Policultura:
É um sistema agrícola que tem como base o cultivo de várias culturas ou produtos num mesmo espaço e ao mesmo tempo, comopor exemplo plantar feijão, batata, fava, milho, macaxeira, tudo junto. Entre as vantagens de usar esse “sistema” estão:
Maior estabilidade econômica e financeira à família, justamente por ter essadiversificação dos produtos.
Conserva os solos, que se esgotariam pelo plantio de um único produto.
Caso uma praga venha a surgir, nem toda a produção será afetada.
-Compostagem:
A compostagemtambém ajuda a manter o solo fértil. Acontece que quando sobram folhas e galhos enterrados, alguns agricultores tendem a jogar fora, sem saber que com esse resto sendo deixado o solo embaixo dessesresíduos fica muito mais fértil, como pode ser visto aqui.
Não só os resíduos soltos costumam ser descartados. O chamado “mato” também costuma ser cortado e queimado. Mas quando não está sendo usado umaárea, o “mato” pode ajudar na fertilização do solo.
-Rotação de culturas:
Outra técnica utilizada é a “Rotação de Culturas”, que consiste em alternar o plantio de leguminosas com outras variedades deplantas no mesmo local. Dessa forma as leguminosas, pela associação com bactérias que vivem nas suas raízes, devolvem para o local nutrientes utilizados por outras plantas, evitando o esgotamento dosolo.
-Cortina de Vento:
Nas plantações, fatores como o vento e a poeira podem prejudicar a produção e por isso parte dos agricultores usa uma técnica conhecida como “Cortina de Vento”, em que é...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Agricultura Familiar
  • Agricultura familiar
  • Agricultura familiar
  • Agricultura Famíliar
  • Agricultura Familiar
  • Agricultura familiar
  • Agricultura familiar
  • Agricultura familiar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!