Agricultura Biol gicapp

754 palavras 4 páginas
Agricultura Biológica
Ano Lectivo: 2012/13
Docente: Lina Gil
Disciplina: Geografia A

E L A B O RA D O P O R:


M A R G A R I D A P E I XO T O
Nº9

11ºJ

O que é a Agricultura Biológica?
Agricultura
Biológica é um termo frequentemente usado para a produção de alimentos e produtos animais e vegetais, que não faz uso de produtos químicos sintéticos ou alimentos geneticamente modificados, e geralmente adere aos princípios de agricultura sustentável. Os seus proponentes acreditam que os produtos biológicos tenham uma qualidade superior a de alimentos convencionais.

É um sistema de produção que exclui o uso de fertilizantes, agrotóxicos e produtos reguladores de crescimento, tem como base o uso de esterco de animais, rotação de culturas, adubação verde, compostagem e controlo biológico de pragas e doenças. Esse sistema pressupõe a manutenção da estrutura e da profundidade do solo, sem alterar as suas propriedades por meio do uso de produtos químicos e sintéticos. As condições ambientais do planeta terra são propícias para instaurar este seguimento biológico, os nossos solos, as chuvas, e o próprio sol contribuem para um melhor fabrico. Há anos em que os agricultores se contestam mais, mas por norma a escolha destes passa sempre por optar por uma agricultura benigna sem fertilizantes e adubos químicos.
Primeiramente é indispensável valorar o solo como a potencialidade máxima da Agricultura Biológica, sem este não poderíamos cultivar, as plantas não executariam o processo
“fotossíntese”, e as plantas não eram fertilizadas através da terra. Produtos como os fertilizantes, os químicos, os adubos só servem para apressar este processo quando deve ser o mais nativo possível, demorando o período que for necessário para o crescimento. E por isso é proibido utilizar qualquer forma de acelerar o processo da planta, ou do animal, deixando-os crescer naturalmente.

Cultivo Biológico
Em segundo lugar o Cultivo é a conduta que agricultores biológicos utilizam para melhorar

Relacionados