Agricultoras-experimentadoras da Paraíba partilham conhecimentos e histórias de superação durante encontro

6889 palavras 28 páginas
Durante dois dias, agricultoras de diversas regiões da Paraíba, representantes dos territórios e dinâmicas da Articulação do Semiárido Paraibano (ASA Paraíba), estiveram reunidas partilhando experiências e histórias de superação no “I Encontro Estadual de Agricultoras Experimentadoras da Paraíba”, nos dias 03 e 04 de setembro, no Convento Ipuarana em Lagoa Seca-PB.

A programação foi aberta na manhã do dia 03 com uma mística que trouxe a valorização do conhecimento das agricultoras mais velhas, sendo repassado através das gerações. Dona Odete Maria da Costa, de 69 anos, do município de Tacima, a agricultora experimentadora mais velha do evento, segurou a vela que foi acendendo as demais velas, repassando a luz que simbolizou o conhecimento sendo repassado das mais velhas até as mais novas do evento, jovens participantes como Gabriela dos Santos Galdino, de 18 anos, do município de Massaranduba.

Roselita Vitor, do Polo da Borborema, falou sobre os objetivos e o sentido do evento. Ela lembrou que o encontro é realizado em um ano muito especial, quando a ASA completa 15 anos de atuação e no mês em que a Paraíba vai receber o Encontro Nacional de Agricultoras Experimentadoras, no final de setembro: “As mulheres do Semiárido tem muita história para contar. Nesse encontro nós vamos ouvir muitas destas histórias. Esse momento serve pra avaliar até onde a gente andou, ver as nossas conquistas, mas também os desafios que estão colocados. Precisamos sair daqui sabendo para onde a gente vai, qual o nosso caminho para nos fortalecermos enquanto mulher”, disse.

Encontro Agricultora ExperimentadoraO primeiro debate foi provocado à partir da exibição do filme “A vida de Margarida”, um vídeo-teatro produzido pela AS-PTA Agricultura Familiar e Agroecologia e pelo Grupo de teatro amador do Polo da Borborema. O vídeo mostra um dia na vida de Margarida, uma mulher que, junto de sua filha, sofre vários tipos de violência por parte do marido e do filho. Após o vídeo as mulheres

Relacionados