Agricultara vs Efeito Estufa

343 palavras 2 páginas
UNIÃO DINÂMICA DE FACULDADE CATARATAS Faculdade Dinâmica das Cataratas Curso DE Engenharia AGRONÔMICA

Missão: “Formar Profissionais capacitados, socialmente responsáveis e aptos a promoverem as transformações futuras”

Efeito Estufa X Agricultura

GUSTAVO DO AMARAL MAGGI
3º Período

Foz do Iguaçu - PR 2013
Efeito Estufa X Agricultura

O efeito estufa é um acontecimento que prejudica muitas coisas, causa acidificação oceânica, aquecimento do planeta, mudanças no clima entre outros fatores. É ai que a agricultura entre e sofre, pois ela depende diretamente de fatores climáticos, como: temperatura, chuvas, umidade do solo e radiação solar. O excesso de qualquer desses fatores pode fazer mal para quase todos os cultivos.
No entanto, a agricultura também contribui para o tão famoso efeito estufa, com emissões de gases como: metano (CH4), dióxido de carbono (CO2), monóxido de carbono (CO) entre outros. Queima de resíduos agrícolas, uso de fertilizantes nitrogenados, fixação de nitrogênio, incorporações de produtos ao solo, tudo isso contribuí para a liberação de gases prejudiciais e consequentemente pelo aumento do efeito estufa.
Cada cultivo feito produz sua quantidade de gases, seja pelo preparo da terra, agrotóxicos ou pela colheita. Mas existe uma cultura que ganha em níveis de liberação de gases tóxicos injuriosos, o arroz inundado. O arroz inundado é considerado uma das principais fontes de metano no mundo. Pesquisadores acreditam que a taxa de liberação global desse gás nos campos de arroz irrigado chegue a 16% do total de emissão de todas as fontes pelo globo (IPCC, 1995). O CH4 o produto final da decomposição anaeróbica de compostos orgânicos como: raízes das plantas, plantas infestantes e outros. Apesar desse alto de inundar o arroz traga alguns malefícios para o meio ambiente, é

Relacionados