Agressividade escolar

Páginas: 13 (3158 palavras) Publicado: 6 de maio de 2013
AGRESSIVIDADE ESCOLAR
































1. Introdução
Palavras-chave: agressividade escolar, família, professora.

A agressividade escolar é um fator que afetava e ainda afetam a sociedade como um todo. Diversas agressões ocorrem dentro das salas de aulas. É uma situação delicada, devendo ser enfrentadas com sensibilidade e seriedade para nãogerarem agressões ainda maiores como, por exemplo, homicídios.
Crianças e adolescentes agressivas costumam apresentar vários sintomas físicos e psicológicos associados, e que podem ser observados através de seu comportamento. Tendo uma possibilidade de terem esse comportamento decorrentes de violência. A agressividade escolar é evidenciada em todas as classes sociais.
É preciso refletirsobre qual é o espaço que a infância, ocupa na sociedade. Contudo, as alternativas devem ser alcançadas para que crianças e adolescentes se tornem agressivas.
Sabe-se que a agressividade escolar, pode ser um fenômeno multicausal, ou seja, são diversos fatores que a compõe. Por isso a necessidade de considere todos os. A criança e o adolescente não são objetos, pois, os mesmos querem conquistar seuespaço e liberdade, sendo assim, há uma necessidade de uma dedicação maior a essas crianças.
Uma sensibilização da sociedade para o problema da agressividade escolar é também o resultado de algumas mudanças existentes nas relações entre os interesses do Estado, da família, da criança e adolescente, em particular ao papel atribuído à criança numa sociedade determinada.
É preciso chamar àatenção de todos contra essa realidade todos os dias. O presente trabalho tem como objetivo demonstrar algumas importantes questões os fatores que influenciam a agressividade dentro do contexto escolar.

Palavras-chave: agressividade escolar, família, professora.







2. Revisão de Literatura
2.1 Tipos de Agressividade


Diferentes autores apontam diferentes tiposde agressividade, surgindo sistemas de classificação muito diversificados. Porem, uma grande dificuldade é distinguir o que agressão do que não é.
A dicotomia mais comum relativamente aos mecanismos de agressão separa a agressividade verbal, quando a agressão se dirigida a um individuo se desenvolve por recurso a palavras ou expressões verbais, da agressividade física, quando a agressão aum individuo é feita através de um ataque físico (Corsini, 1996, in Soares et al., 2004). Costa e Vale (1998) acrescentam um terceiro tipo de agressão, a agressão social que se caracteriza pela exclusão do grupo de pares, por ser alvo de comentários de desagradáveis, ou fato de ninguém falar com a criança.
Porem, Bee e Corsini (1986, in Soares et al., 2004). Apontam dois tipos essenciais deagressão: a agressão instrumental, onde a intenção é de obter recompensa, e não o sofrimento do outro, e a agressão hostil, onde a intenção é ferir e atacar o outro.
Autores como Mielnik (1982, in Soares, et al., 2004) apontam dois tipos de agressividade:
- Agressividade normal, considerada natural na criança e encarada como uma atitude adaptativa que se transforma durante odesenvolvimento, variando na forma. Os impulsos agressivos manifestam-se desde o primeiro nascimento e durante o processo de socialização, havendo a tendência para reprimir essa agressividade como forma de adaptação às normas, meio familiar e social.
- agressividade anormal, relacionada com as crianças cuja agressividade é excessivas e não conseguem conter a sua atividade destrutiva aparentementeincansável. E isto se deve a uma ma formação de personalidade humana, sobretudo nos primeiros anos de vida. Essas crianças se desenvolvem atividades inadequadas relativa a sai ou aos outros, revelando uma inadaptaçao as normas sociais que se traduziria na sua rejeição por parte dos outros.
A Associação Americana de Psiquiatria (APA) aponta quatro grupos de comportamentos agressivos em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A indisciplina e agressividade no contexto escolar
  • O ludico na solução da agressividade escolar
  • Agressividade no Contexto Escolar
  • Agressividade infantil no ambiente escolar
  • Agressividade no contexto escolar
  • CAUSAS DA AGRESSIVIDADE ESCOLAR
  • A INDISCIPLINA E AGRESSIVIDADE NO CONTEXTO FAMILIAR E ESCOLAR
  • A Educação física no controle da agressividade de escolares

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!