Agregados22

810 palavras 4 páginas
Agregados

Agregados é a denominação genérica dada aos materiais que são acrescentados ao cimento e a água para se obterem as argamassas e os concretos.
• Apresentam-se em formas de grãos;
• Devem ser inertes, ou seja, não devem provocar reações indesejáveis; • Constituem aproximadamente 70% do volume total do produto; • Propiciam uma menor retração da pasta;
• Aumentam a resistência ao desgaste superficial.

Classificação:
1. Quanto à sua obtenção:

2. Quanto à sua massa unitária (relação entre a massa de sólidos, incluindo os vazios):

3. Quanto à forma dos grãos:

4. Quanto à textura superficial:
I)
II)

Lisos: superfície sem estrias ou rugas. Ex: cascalho.
Áspero: superfície com estrias, rugas e pontos salientes.
Ex: pedra britada.

5. Quanto à dimensão dos grãos:
I)

Miúdos: “areia de origem natural ou resultante do britamento de rochas, cujos grãos passam pela peneira ABNT 4,8mm e ficam retidos na peneira ABNT 0,15mm”

II)

Graúdos: “pedregulho ou a brita proveniente de rochas, cujos grãos passam pela peneira ABNT 76mm e ficam retidos na peneira ABNT
4,8mm”

Propriedades:
1. Granulometria:
Esta composição granulométrica é obtida através de ensaio laboratorial, no qual a amostra do agregado é submetida a uma separação dos grãos de acordo com a série de peneiras da ABNT, para então serem definidos a dimensão máxima característica e o módulo de finura. Esses parâmetros são fundamentais para especificar o emprego dos agregados em argamassas e concretos. E essa composição tem influência direta sobre a qualidade dos produtos, e principalmente nos aspectos relativos à trabalhabilidade, compacidade e resistência aos esforços mecânicos.

Dimensão máxima e mínima característica:
A NBR 6118 – Projeto e execução de obras de concreto armado prevê que a dimensão máxima característica do agregado não ultrapasse certos limites dimensionais, de maneira a não prejudicar a concretagem de estruturas armadas.
Dimensão máxima característica : É uma grandeza associada a

Relacionados