Agregados

Páginas: 4 (924 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2014
Conceito de Agregado

Agregados para Construção Civil são materiais granulares, sem forma e volume definidos, de dimensões e propriedades estabelecidas para uso em obras de engenharia civil, taiscomo, a pedra britada, o cascalho e as areias naturais ou obtidas por moagem de rocha, além das argilas e dos substitutivos como resíduos inertes reciclados, escórias de aciaria, produtosindustriais, entre outros. Os agregados são abundantes no Brasil e no mundo. Têm um custo relativamente reduzido, sendo este um dos motivos para a sua utilização. Os agregados com emprego constante naconstrução civil são a areia e a brita. Atualmente, sabe-se que eles podem influenciar nas reações de pega e endurecimento do cimento, haja vista que têm propriedades influentes nesse caso, dentre as quaisabsorção, densidade e dureza.



















Origem dos Agregados
Os agregados podem ser naturais ou artificiais. Os naturais são os que se encontram de forma particulada nanatureza (areia, cascalho ou pedregulho) e os artificiais são aqueles produzidos por algum processo industrial, como as pedras britadas, areias artificiais, escórias de alto-forno e argilas expandidas,entre outros. Os agregados para a construção civil são obtidos de materiais rochosos variados, consolidados ou granulares, fragmentados naturalmente ou por processo industrial. Podem ser oriundos derochas sedimentares como arenitos e siltitos, entre outras; metamórficos como os quartizitos, calcários e gnaisses; ígneas como o granito, Sienitos, basaltos e diabásios.
Os arenitos sãoconstituídos por grãos de quartzo normalmente em uma matriz argilosa ou siltosa, aglomerados por sílica amorfa, óxidos de fero ou carbonatos, sendo que os ferruginosos são os menos resistentes. Somente osarenitos silicosos se prestam como rocha britada, mas a sílica presente pode reagir com os álcalis do cimento Portland ou causar má adesividade a ligantes betuminosos. Siltitos são arenitos de grãos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Agregados
  • agregados
  • Agregados
  • agregados
  • Agregados
  • Agregados
  • agregados
  • Agregados

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!