Agregados recliclados

265 palavras 2 páginas
A disposição inadequada de pneus tem se tornado um problema ambiental grave, pois os pneus são objetos perceptíveis e volumosos, que precisam ser armazenados em condições apropriadas para evitar riscos de incêndio e proliferação de mosquitos e roedores, dentre outros. Com isso é de costume da população abandonar esses objetos no meio ambiente. Para a diminuição desses problemas, são geradas maneiras para o aproveitamento dessa matéria prima, sendo a engenharia civil um campo muito importante nesse reaproveitamento.
Eles podem ser aproveitados ainda inteiros nas margens de rios, como equipamentos para a diminuição da erosão, parques infantis, dentre outros. Mas também pode se dividir nos seus 3 componentes que são a borracha, aço e tecido e usá-los separadamente em áreas especificas. Pontos positivos e negativos: O material é caracterizado por mistura descontínua com ligante asfáltico modificado por borracha triturada de pneus e compactado a quente. Quanto maior o teor de borracha aplicado mais eficiente o pavimento, especialmente no quesito durabilidade, reduz o spray causado pelos pneus em dias de chuva dentre outras. Curiosidade: O primeiro trecho a receber o material foi a serra da Anchieta, local por onde trafega a grande maioria dos veículos de carga que se dirigem ao Porto de Santos.

O asfalto-borracha é usado nos Estados Unidos há mais de 40 anos, porém, ele só começou a ser visto no Brasil por volta do ano 2000. Atualmente há mais de 8 mil km de estradas pavimentadas com asfalto-borracha no Brasil, uma porcentagem relativamente pequena, mas é um início.

Relacionados

  • Reciclagem
    3361 palavras | 14 páginas