agregados recilados

8447 palavras 34 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE CONSTRUÇÃO CIVIL
SETOR DE TECNOLOGIA

ARGEMIRO ANTONIO DE SOUZA JUNIOR

UTILIZAÇÃO DE AGREGADOS RECICLADOS EM PAVIMENTAÇÃO

CURITIBA
2014
ARGEMIRO ANTONIO DE SOUZA JUNIOR

UTILIZAÇÃO DE AGREGADOS RECICLADOS EM PAVIMENTAÇÃO

Trabalho entregue como requisito parcial para aprovação na disciplina TEC – Reciclagem de Resíduos da Construção no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Construção Civil, Departamento de Construção Civil, da Universidade Federal do Paraná.
Prof.: Dr. Leonardo F. R. Miranda

CURITIBA
2014
SUMÁRIO

1. IntRODUÇÃO
A intensa geração de resíduos sólidos da construção civil em cidades de grande e médio portes tem sido motivo de preocupação em diversos países, já que a mesma envolve questões de ordem ambiental, social e financeira. Em função disto, muitos pesquisadores em todo o mundo vêm tentando encontrar alternativas para que os problemas decorrentes deste processo sejam minimizados, ou até mesmo sanados, com vistas à sustentabilidade do setor construtivo (MOTTA, 2005).
Com vistas no desenvolvimento sustentável, muitos pesquisadores vêm buscando alternativas para minimizar os problemas decorrentes da geração e disposição final dos resíduos de obras. Por meio da reciclagem, novas matérias primas são geradas podendo substituir as naturais, não renováveis, gerando economia energética e de recursos naturais, além da diminuição nos impactos negativos e nos custos. No entanto, o reaproveitamento e a reciclagem dos resíduos de construção e demolição (RCD), também chamados de resíduos de construção civil (RCC), ainda são pouco expressivos, evidenciando a necessidade de mais estudos para a elaboração de leis, normas técnicas e medidas que podem contribuir significativamente na

Relacionados

  • Diversos
    1266 palavras | 6 páginas
  • Fabricação de blocos sem função estrutural utilizando Resíduos de Construção e Demolição - RCD
    10877 palavras | 44 páginas
  • revestimentos
    102855 palavras | 412 páginas