Agregados para Construção Civil

Páginas: 19 (4714 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013
MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO


AGREGADOS PARA CONSTRUÇÃO CIVIL


1 INTRODUÇÃO

O termo “agregados para a construção civil” é empregado no Brasil para identificar um segmento do setor mineral que produz matéria-prima mineral bruta ou beneficiada de emprego imediato na indústria da construção civil. São basicamente a areia e a rocha britada.
Sua definição é sem mais nem menos, matériasgranulares, sem forma e volume definidos, de dimensões e propriedades estabelecidas para uso em obras de engenharia civil, tais como, a pedra britada, o cascalho e as areias naturais ou obtidas por moagem de rocha, além das argilas e dos substitutivos como resíduos inertes reciclados, escórias de aciaria, produtos industriais, entre outros. Os agregados, além de serem abundantes no Brasil e no mundo, sãoos insumos mais consumidos no mundo.
A mineração de agregados para a construção civil gera grandes volumes de produção, apresenta beneficiamento simples e, para melhor economicidade, necessita ser produzido no entorno do local de consumo, geralmente áreas urbanas, devido ao baixo valor unitário. Os agregados para construção civil são bens de baixo valor unitário, mas com os maiores volumesfísicos de comercialização dentre todos os produtos da indústria mineral. Seus usos estão ligados as suas propriedades de granulometria e resistência, mas sem que a diferenciação no produto exista como estratégia relevante de concorrência.
Esses materiais são obtidos de materiais rochosos variados, consolidados ou granulares, fragmentados naturalmente ou por processo industrial. Podem ser oriundos derochas sedimentares como arenitos e siltitos, entre outras; metamórficas como os quartizitos, calcários e gnaisses; ígneas como o granito, Sienitos, basaltos e diabásios.
As propriedades físicas e químicas dos agregados e as misturas ligantes são essenciais para a vida das estruturas (obras) em que são usados. São inúmeros os casos de falência de estruturas em que é possível chegar-se a conclusãoque a causa foi à seleção e o uso inadequado dos agregados.
A exploração destes materiais em sua área fonte (pedreira, depósito sedimentar) depende basicamente de três fatores: a qualidade do material, o volume de material útil e o transporte, ou seja, a localização geográfica da jazida.
Estes materiais agregados são utilizados principalmente para confecção de concreto, blocos para revestimentode edifícios, proteção de taludes de barragens, pedra britada para os leitos de ferrovias, aeroportos e rodovias, blocos para calçamento de ruas, avenidas, em indústria de cerâmica, de vidro, etc.

2 CLASSIFICAÇÃO

Os agregados podem ser classificados levando-se em conta a origem, a densidade e o tamanho.
Quanto a origem:
- Naturais: são os materiais que forem extraídos em sua formafragmentar, sendo esta, a forma que se encontra do material na sua área fonte. Como exemplo de agregados naturais tem: areia, cascalho ou pedregulho.
- Artificiais: são os materiais que são extraídos em forma de blocos e precisam passar por processos de fragmentação, como as pedras britas, areias artificiais, escórias de alto-forno e argilas expandidas, entre outros.
Quanto a densidade:
- Agregadosleves: pedra-pomes, vermiculita.
- Agregados normais: brita, areia, cascalho.
- Agregados pesados: barita, magnetita.
Quanto ao tamanho dos fragmentos (especificada pela norma ABNT NBR 7211):
- Agregados miúdos: são os materiais com diâmetro mínimo superior de 4,8mm até diâmetro máximo de 0,075mm. Como exemplo de agregado miúdo tem: areias de origem natural, encontrada como fragmentos,resultante de britagem, ou mistura de ambas.
- Agregado graúdo ou pedregulho: são os materiais com diâmetro mínimo de 4,8mm e máximo de 152mm. Como exemplo de agregados graúdos tem: cascalho e brita.

2.1. Agregados Naturais:
- Areia natural: considerada como material de construção, areia é o agregado miúdo. Ela pode originar-se de rios, de cavas (depósitos aluvionares em fundos de vales...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalho agregados Construção civil
  • Agregados na construção civil
  • questionario agregados construção civil
  • Agregados na Construção Civil
  • Agregados na Construção Civil
  • Agregados artificiais para construção civil
  • Agregados Reciclados de construção civil
  • Agregados na construção civil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!