Agregados alternativos para o concreto

Páginas: 35 (8505 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
Índice

1. Introdução 3
2. Aspectos Históricos 3
3. Desenvolvimento 5
3.1. Resíduos de Construção e Demolição (RCD) 5
3.1.1. Introdução 5
3.1.2. Composição 6
3.1.3. Impurezas na Composição dos RCD 7
3.1.4. Beneficiamento e Processos de Beneficiamento 7
3.1.5. Utilização e Propriedades dos RCD em Concreto 8
3.2. Resíduos de Telha de Cerâmica Vermelha 10
3.3.Resíduos de Raspas de Pneus 11
3.4. Poliestireno 12
3.5. Areia de Fundição 13
3.6. Poliestireno Expandido (Isopor) 14
3.7. Fibras Vegetais 15
4. Visita ao Laboratório de Estruturas 15
5. Ensaios 16
6. Conclusão 16
7. Agradecimentos 17
8. Referências Bibliográfica 18
Anexo I – Visita ao LABEST 21
Anexo II – Ensaios Realizados 22

Introdução

Agregados são materiais comcaracterísticas físicas, químicas e mecânicas próprias para serem utilizados na confecção de concretos e argamassas. Eles podem ser granulosos, duros e inertes.
Inicialmente, por ter custo muito inferior ao do cimento, o uso de agregados na construção civil era muito difundido, tendo em vista que esse material ocupa um grande volume na composição do concreto, representando assim uma grandeeconomia. Entretanto, com o passar do tempo, percebeu-se que a utilização de agregado em certas proporções modificava tanto a estrutura do concreto quanto a forma como ele reagia a determinadas solicitações estruturais.
Hoje, os agregados são os principais responsáveis por certas características atribuídas ao concreto e ocupam cerca de 80% do volume do mesmo. Redução da retração e a melhoria daresistência ao desgaste são alguns dos benefícios proporcionados pelos mesmos.
Dentre uma grande variedade de materiais existentes, podemos citar a areia (ou o pó de pedra) e a brita (ou a pedra britada) como os agregados convencionais mais comuns. Entretanto, a exploração contínua das jazidas desses, acarreta em problemas ambientais cada vez mais recorrentes e faz com que seja necessária uma busca pormateriais alternativos.
Esse trabalho tem como intuito apresentar alguns tipos de materiais que podem ser utilizados como alternativa aos agregados convencionais.
Começaremos nosso trabalho com o item “Aspectos Históricos”, onde daremos um enfoque aos agregados provenientes de Resíduos de Construção e Demolição (RCD).
Em seguida no item “Desenvolvimento”, apresentaremos alguns agregadosalternativos propriamente ditos, destacando suas aplicações e características principais. Serão abordados itens como agregados de RCD, de resíduos de telha, de resíduos de raspas de pneu, de bambu, plástico e outros.
No item “Visita ao laboratório”, será mostrada uma visita feita a um laboratório de estudo e pesquisa de materiais alternativos aqui mesmo na UFRJ.
Resultados de ensaios realizados emoutros trabalhos serão mostrados no item “Ensaios Estudados”.
Para finalizar, foram feitas algumas considerações finais a respeito da pesquisa realizada no item “Conclusões”.

Aspectos Históricos

Devido a grande diversidade de materiais apresentados nesse trabalho e ao fato de cada um desses apresentar sua própria linha de desenvolvimento, resolvemos dar enfoque nesse item apenas para osResíduos de Construção e Demolição, uma vez que este é o material com desenvolvimento histórico mais significativo.
A prática do uso de agregados reciclados provenientes de resíduos de construção e demolição, ao contrário do que se imagina não é recente. Registros históricos apontam que os romanos já utilizavam alvenaria britada para produção de concreto. Outro exemplo é o reaproveitamento deresíduos industriais pela indústria da construção civil, que ocorre há aproximadamente 50 anos, com o uso extensivo de subprodutos de carvão, como cinzas volantes, na fabricação do cimento Portland.
Entretanto, a primeira grande utilização de resíduo de construção e demolição ocorreu após a Segunda Guerra Mundial, quando inúmeras edificações foram destruídas, gerando assim grandes volumes de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Agregados alternativos para o concreto
  • agregado alternativo
  • agregados alternativos
  • Agregados alternativos
  • Agregados de concreto
  • Agregados para concreto
  • Agregados para concreto
  • Agregados para concreto

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!