AGREGADO DE TRIÓXIDO MINERAL (MTA): MATERIAL PROMISSOR EM CASOS DE PERFURAÇÕES ENDODÔNTICAS

21982 palavras 88 páginas
1. INTRODUÇÃO

Muito tem sido pesquisado na área de materiais na Endodontia, tanto em relação a solução irrigadora, cimentos endodônticos e materiais de preenchimento. Uma das grandes dificuldades nesta área é encontrar um material ideal para ficar em íntimo contato com os tecidos periapicais (como no caso de uma retro-obturação), ou dos tecidos periodontais (como na caso das perfurações). O fator mais importante para ocorrer o reparo é o bom selamento entre o dente e o material reparador, segundo LEE, MONSEF E TORABINEJAD (1993).
Segundo TORABINEJAD ET AL (1993), um material retro-obturador ideal tem que se aderir e adaptar às paredes da dentina, prevenir a infiltração de microorganismos e seus produtos, ser biocompatível, insolúvel nos fluidos teciduais, ter estabilidade dimensional, ser radiopaco e não sofrer alteração na presença de umidade. Os materiais mais empregados para esta finalidade tem sido o amálgama de prata, derivados do óxido de zinco e eugenol (IRM e Super EBA), ionômero de vidro, resinas, etc. Todos os materiais utilizados apresentam algumas desvantagens: o amálgama, por exemplo, sofre infiltração inicial, corrosão secundária, contaminação pelo mercúrio, sensibilidade à umidade, necessidade de preparo retentivo; já o IRM e o Super EBA são sensíveis à umidade, são irritantes aos tecidos, apresentam solubilidade e dificuldade de manipulação.
Com o propósito de suprir tais deficiências e a partir da evolução tecnológica dos novos materiais, surgiu na década de noventa, mais precisamente em 1993, na Universidade de Loma Linda, Califórnia, chefiados pelo professor Torabinejad, um grupo que desenvolveu um novo cimento denominado Agregado Trióxido Mineral (MTA), com o objetivo de selar as comunicações entre o sistema de canais radiculares e a superfície externa do dente.
A partir de dados obtidos de inúmeras pesquisas laboratoriais e clínicas de suas propriedades em diversas situações da rotina clínica, o MTA revelou-se um material mais do

Relacionados