Aglomerantes minerais

Páginas: 3 (610 palavras) Publicado: 15 de agosto de 2015
Aglomerantes minerais

Pastas: Mistura de aglomerante + água
As pastas são, portanto, misturas de aglomerante com água. São pouco usadas devido aos efeitos secundários causados pela retração. Podemser utilizadas nos rejuntamentos de azulejos e ladrilhos.
As natas são pastas preparadas com excesso de água. As natas de cal são utilizadas em pintura e as de cimento são usadas sobre argamassas paraobtenção de superfícies lisas.
Argamassa: Mistura de aglomerante + agregado miúdo + água
As argamassas são materiais de construção que tem na sua constituição aglomerantes, agregados minerais e água.Quando recém misturadas, possuem boa plasticidade; enquanto que, quando endurecidas, possuem rigidez, resistência e aderência.
Ex: cimento + areia + água
cal + areia + água
cimento + cal + areia +água
Aglomerantes são materiais que promovem a união dos grãos do material inerte (agregados). Funcionam como elementos ativos nas argamassas, sofrendo transformação química. Ex.: cimento (utilizado emargamassa de revestimento e assentamento), cal (utilizada em revestimento), e gesso (utilizado em revestimento, decoração e modelagem).
Agregados são materiais pétreos fragmentados que atuam nasargamassas e concretos como elemento inerte (que não sofre transformação química). Ex.: areia. O material inerte é incorporado para diminuir a contração e tornar o material mais econômico.

Concreto:Aglomerante + agregado miúdo + agregado graúdo + água
É o material de construção obtido pela mistura de um aglomerante, de agregados miúdos e graúdos e de água, ou seja, é a associação íntima entre umaglomerante mais um agregado miúdo, mais um agregado graúdo, mais água, além de ferragens quando armado.
É utilizado em:
Edifícios: fundações, lajes, vigas, arcos e pilares;
Obras viárias (pontes,rodovias), barragens;
Silos aéreos e subterrâneo;
Pisos de estábulos, granjas;
Contra-pisos, postes de cerca, cochos, bebedouros
Principais características
Vantagens: Alta resistência aos esforços de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Aglomerantes de Origem Mineral
  • Aglomerantes
  • aglomerantes
  • AGLOMERANTES
  • Aglomerantes
  • Aglomerantes
  • aglomerantes
  • Aglomerantes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!