Aglomerantes - matériais de construção

Páginas: 7 (1643 palavras) Publicado: 13 de junho de 2011
Aglomerantes

Aglomerante é o material ativo, ligante, em geral pulverulento, cuja principal função é formar uma pasta que promove a união entre os grãos do agregado. São utilizados na obtenção das argamassas e concretos, na forma da própria pasta e também na confecção de natas.
As pastas são, portanto, misturas de aglomerante com água. São pouco usadas devido aos efeitos secundários causadospela retração. Podem ser utilizadas nos rejuntamentos de azulejos e ladrilhos.
As natas são pastas preparadas com excesso de água. As natas de cal são utilizadas em pintura e as de cimento são usadas sobre argamassas para obtenção de superfícies lisas.
Os aglomerantes podem ser classificados, quanto ao seu princípio ativo, em:

* Aéreos: São os aglomerantes que endurecem pela açãoquímica do CO2 no ar, como por exemplo, a cal aérea.
* Hidráulicos: São os aglomerantes que endurecem pela ação exclusiva da água, como por exemplo, a cal hidráulica, o cimento Portland, etc. Este fenômeno recebe o nome de hidratação.
* Poliméricos: São os aglomerantes que tem reação devido a polimerização de uma matriz.

Além das rochas calcárias, a cal também é obtida de resíduos de ossos econchas de animais.

Calcário + calor ⇒ cal virgem + gás carbônico
O produto que se obtém com a calcinação do carbonato de cálcio recebe o nome de cal virgem, ou cal viva (CaO), que ainda não é o aglomerante usado em construção. O óxido deve ser hidratado para virar hidróxido de cálcio Ca(OH)2 denominado de cal extinta ou cal queimada.

Cal virgem + água => Cal extinta + calor
Oprocesso de hidratação da cal virgem é executado no canteiro de obras. As pedras são colocadas em tanques onde ocorre a sua extinção ao se misturarem com a água. O fenômeno de transformação de cal virgem em cal extinta é exotérmico, isto é, se dá com grande desprendimento de calor (250 cal/g, podendo em alguns casos a temperatura atingir 400 0C), o que torna o processo altamente perigoso.
Após ahidratação das pedras, o material deverá descansar por 48 horas no mínimo, antes de ser utilizado na obra.
As argamassas de cal, inicialmente, têm consistência plástica, mas endurecem por recombinação do hidróxido com o gás carbônico, presente na atmosfera (daí o nome cal aérea), voltando ao seu estado inicial de carbonato de cálcio.

Cal extinta + gás carbônico ⇒ Carbonato de cálcio + água
Acal viva ou cal virgem é distribuída no comércio em forma de pedras, como saem do forno ou mesmo moído e ensacado.

Cal Hidratada

Cal hidratada é um produto manufaturado que sofreu em usina o processo de hidratação. É apresentada como um produto seco, na forma de um pó branco de elevada finura. A cal é encontrada no mercado em sacos de 20 kg.
A cal hidratada oferece sobre a cal virgemalgumas vantagens, entre elas:
• maior facilidade de manuseio, por ser um produto pronto, eliminando do canteiro de obras a operação de extinção;
• maior facilidade de transporte e armazenamento.

Cal Hidráulica

Este tipo de cal é um aglomerante hidráulico, ou seja, endurece pela ação da água, e foi muito utilizado nas construções mais antigas, sendo posteriormente, substituído pelo cimentoPortland.

Aplicação da Cal

A cal pode ser utilizada como único aglomerante em argamassas para assentamento de tijolos ou revestimento de alvenarias ou em misturas para a obtenção de blocos de solo/cal, blocos sílico/calcário e cimentos alternativos.
Durante muito tempo a cal foi largamente empregada em alvenarias, que vêm atravessando muitos séculos de vida útil. Atualmente o maioremprego da cal se dá, misturada ao cimento Portland.
Por causa da elevada finura de seus grãos (2 μm de diâmetro), e conseqüente capacidade de proporcionar fluidez, coesão (menor suscetibilidade à fissuração) e retenção de água, a cal melhora a qualidade das argamassas. A cal confere uma maior plasticidade as pastas e argamassas, permitindo que elas tenham maiores deformações, sem fissuração, do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha
  • Questionario geral aglomerantes materiais de Construcao
  • ~QUESTIONARIO MATERIAS DE CONSTRUÇÃO (AGLOMERANTES)
  • Construções
  • materiais de construção
  • Materiais de construção
  • materiais de construção
  • Materiais de construção

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!