aglomenrantes

893 palavras 4 páginas
1- Qual a diferença entre os aglomerante aéreo e o hidráulico ?
Aéreos : são aqueles que cujos produtos de hidratação não resistem a ação da água. Ex cal . Hidráulicos :São aqueles cujas reações químicas com a água de amassamento, provocam o endurecimento. Estes aglomerantes formam um produto resistente à ação da água, como é o caso do cimento Portland
2) Qual foi o primeiro aglomerante utilizado pelo homem e como ocorre o seu endurecimento? – a argila , seu endurecimento ocorre pela evaporação da água.
3) Que produto é obtido após a extinção da cal virgem, e como se dá o endurecimento da argamassa fabricada com esse produto? - Cal hidratada , o endurecimento se dá com a recombinação dos hidróxidos com o gás carbônico que promove a formação de cristais de carbonato de cálcio .
4) Numa argamassa de cal, o que significa a retenção de água e o que isso influencia no assentamento, em relação a produtividade?
A retenção de água minimiza a perda excessiva da água de amassamento da argamassa, que ocorre no assentamento de blocos ou tijolos. Esta propriedade também é responsável por prolongar o tempo do estado plástico da argamassa fresca, aumentando a produtividade.
5) Explique o que significa a incorporação de areia pela pasta de cal hidratada?
Propriedade que expressa a facilidade da pasta de cal hidratada envolver e recobrir os grãos do agregado e, conseqüentemente, unir os mesmos. Cales com alta plasticidade e alta retenção de água têm maior capacidade de incorporar areia. . Esta propriedade justifica o alto emprego da cal na produção de argamassas.
6) Como se dá o endurecimento de uma argamassa de cal hidratada e o que pode prejudicar esse processo? O endurecimento ocorre através da recarbonatação da cal hidratada pela absorção do CO2 presente na atmosfera. Prejudica reduzindo a aderência do revestimento 7) Qual propriedade foi conferida para a argamassa de cal, que não é apresentada pela argamassa de cimento, em função da resistência à compressão? O

Relacionados

  • materias de construção
    660 palavras | 3 páginas