agentes físicose químicos

710 palavras 3 páginas
Microbiologia

Agentes químicos e físicos

Curso: Química
7° Semestre

Nome:

Professor: Carlos Eduardo Sassano

Guarulhos, 27 de novembro de 2013

Introdução:
O bem estar do nosso organismo depende em grande parte da capacidade do homem em controlar a população dos microrganismos, visando a prevenção da transmissão de doenças, evitando a decomposição de alimentos e evitar a contaminação da água e do ambiente (CETESB, 1978). Os principais meios de controle microbiano são através de agentes químicos e físicos.
O Staphylococcus aureus é considerado um patógeno humano oportunista e freqüentemente está associado a infecções adquiridas na comunidade e no ambiente hospitalar. As infecções mais comuns envolvem a pele (celulite, impetigo) e feridas em sítios diversos. Algumas infecções por S. aureus são agudas e podem disseminar para diferentes tecidos e provocar focos metastáticos. Episódios mais graves, como bacteremia, pneumonia, osteomielite, endocardite, miocardite, pericardite e meningite, também podem ocorrer.
A resistência à penicilina foi detectada logo após o início de seu uso na década de 40. Essa resistência era mediada pela aquisição de genes que codificavam enzimas, inicialmente conhecidas como penicilinases, e agora chamadas β-lactamases. Na década de 1950, a produção de penicilinases pelos S. aureus passou a predominar nas cepas isoladas de pacientes hospitalizados. Em 1960, a meticilina foi lançada no mercado como alternativa terapêutica para cepas produtoras de penicilinase, uma vez que essa droga não sofre ação dessa enzima. Porém, já em 1961, relatos de cepas também resistentes à meticilina passaram a ser descritos e foram identificados os denominados Staphylococcus aureus resistentes à meticilina.

Objetivo:
Entender o funcionamento dos agentes físicos e químicos e diferenciar os termos do controle biológico;
Observar crescimento microbiano frente a álcool, hipoclorito, cloreto de sódio e temperatura.

Relacionados

  • Rochas sedimentares
    632 palavras | 3 páginas
  • Trabalho
    94819 palavras | 380 páginas