Agente quimico
Introdução
A Cavidade Bucal é revestida por uma membrana mucosa que consiste de duas camadas, uma epitelial e outra de tecido conjuntivo, conhecida como lamina própria.
A observação de células da mucosa bucal em microscópio óptico é permitido ver a células básica como Núcleo, Citoplasma e Membrana Plasmática.
Objetivo:
Preparar lâminas a partir de umaamostra biológica de células da mucosa bucal a fim de observar as suas particularidades no microscópio óptico.
Materiais Utilizados
• Lâmina de Vidro
• Espátula
• Azul de Metileno 1%
• Lamínulas descartáveis
• Papel Filtro
• Aparelho Microscópico
• Vasilha de Descarte
Procedimento
1º Com a espátula raspe levemente a parte interna da bochecha.
2º Sobre a lâmina de vidro passelevemente a espátula de foi recolhida a saliva no procedimento anterior a este
3º Aplique sobre a lâmina de vidro uma 1 ml de azul de metileno 1%
4º Após o procedimento realizado o experimento foi visualizado no aparelho de microscópio em três dimensões 4x10: 40 vezes; 10x10: 100 vezes e 40x10: 400 vezes. Para que conhecemos um pouco sobre as bactérias e como elas são formadas com Núcleo,Citoplasma e Membrana Plasmática.
Conclusão
O objetivo do estudo realizado em sala de aula no laboratório de microbiologia foi preparar os alunos para os procedimentos realizados com os materiais de experimento para recolher e estudar as bactérias existentes na mucosa oral de cada aluno presente em sala de aula.
O resultado encontrado no procedimento acima no revolver 4x10: 40vezes do seu tamanho real das bactérias
No segundo momento girou-se o revolver do microscópio 10x10: 100 vezes o tamanho real.
No Terceiro e último momento girou-se o revolver do microscópio 40x10:400 vezes o tamanho real
Os procedimento realizado em sala possibilitou a conhecer as celular no ângulo maior, através do aparelho de microscópio
Referênciashttps://www.portaleducacao.com.br/odontologia/artigos/34708/odontologia-mucosa-bucal
2º EXPERIMENTO DE PRICE
Introdução
A antissepsia das mãos é um conjunto de práticas que busca destruir os microorganismos por um determinado tempo. É um método profilático, baseado no uso de agentes germicidas (antissépticos) contra patógenos presentes no organismo humano, buscandoremover parte da flora já presente nos tecidos. Os benefícios desta prática são inquestionáveis, desde a redução da morbidade e mortalidade dos pacientes até a diminuição de custos associados ao tratamento dos quadros infecciosos. A fim de buscar a antissepsia efetiva, faz-se necessário o uso de um antisséptico adequado e eficiente. Nesse sentido, para que ocorra adesão à prática da antissepsia dasmãos, alguns parâmetros com relação aos produtos utilizados devem ser considerados, como: baixo custo, estabilidade por longo período, ativo em baixa concentração e à temperatura ambiente, ação bactericida imediata e ampla, atóxico e solúvel em água.
Objetivo
O Estudo realizados com as mão sujas, constituem de importantes cadeia de infecção cruzada. A quantidade demicrorganismo constituintes da microbiologia.
Material Utilizado
• 1 Placa de agar TSA (Agar triptona de soja)
• 1 Tubo de Álcool Iodado
• 3 Swabs
• Tubo com solução salina estéril
• 1 Suporte e Tubos
• Bico de Bunsen
• Sabão (Bancada Lateral)
• Descarte de Swabs (Bancada Lateral)
Procedimento
1º Mão suja: Embeber 1 swab em solução salina e coletar o material da mão suja; semearno quadrante I do agar TSA.
2º Mão Lavada com Sabão: Coletar o material utilizado 1 swab e semear no quadrante II do agar TSA
3º Mão Lavada com Álcool Iodado: Embeber 1 swab em solução salina e coletar o material da mão lavada com álcool iodado; semear no quadrante III do agar TSA.
4º Incubar a 37ºc por 24 horas.
Leitura do Experimento de Price...
Por favor, assinar para o acesso.