Agente prebioticos e probiticos

819 palavras 4 páginas
Efeitos de antimicrobianos, prebióticos, probióticos e extratos vegetais sobre a microbiota intestinal, a frequência de diarreia e o desempenho de leitões recém-desmamados1.

Itapiranga, SC
Agosto, 2012

EFEITOS DE ANTIMICROBIANOS, PRÉBIÓTICOS, PROBIÓTICOS E EXTRATOS VEGETAIS SOBRE A MICROBIOTA INTESTINAL, A FREQUENCIA DE DIARRÉIA E O DESEMPENHO DE LETÕES RECÉM- DESMAMADOS.

Objetivou-se a estudar os efeitos de probióticos, prébióticos e extratos vegetais como alternativas aos agentes antimicrobianos sobre a microbiota intestinal, a ocorrência de diarreias e o desempenho de leitões desmamados. Os experimentos realizados foram testados por 35 dias.Cinco tratamentos: controle de ração basal, antimicrobiano (ração com 50 ppm de bacitracina de zinco+ 50 ppm de olaquindox), probiótico (1.300 ppm de probiótco à base Bacillus subtilis e Bacillus lincheniformis) prebiótico (3.000 ppm de mananoligossacarídeo) e extrato vegetal( 500ppm de extrato vegetal- alho, cravo, canela, pimenta, tomilho, cinamaldeído e eugenol). Nenhum dos tratamentos foi eficaz em alterar a microbiota intestinal e a ocorrência de diarreia. Os agentes antimicrobianos melhoraram o ganho diário nos períodos de 15 a 35 (+ 22%) e de 1 a 35 (+21,4) dias de experimentação. O probiótico e os extratos vegetais não promoveram benficios aos desempenho dos animais. O prebiótico proporcionou desempenho ao tratamento antimicrobiano nos primeiros 14 das, mais não melhorou a conversão alimentar.
Os antimicrobianos, quando utilizados como promotores do crescimento possuem capacidade de aumentar o peso em suínos, mais seu uso esta sendo restringido em virtude da possibilidade de desenvolvimento de resistência bacteriana cruzada. Os probióticos, prebióticos e os extratos vegetais tem sido testados em dietas para suínos recém- desmamados como alternativas aos antibióticos e quimioterápicos como promotores do crescimento. Os probióticos podem atuar por exclusão

Relacionados