agenero e sexualidade

975 palavras 4 páginas
Gênero e Sexualidade
• Generalidades o A concepção geral da humanidade tem como associação a determinação do sexo com o corpo físico. Mas como sempre há particularidades em regras gerais, existem indivíduos que não se identificam com seu corpo, e tendem a querer fazer certas modificações para “consertar” o que a natureza teria se enganado em fazer. o Têm-se notícias de inúmeros casos pelo mundo, e com o avançar de novas teorias, as pessoas enxergam de modo mais aceitável esse novo ponto de vista, mesmo com todas as conseqüências geradas por tais medidas.
• Diferenças o A diferença entre os gêneros é discutida por muitos pensadores e possui diversas teorias, mas a princípio, a seguinte definição é fixada: têm-se “sexo” como as diferenças anatômicas e fisiológicas que definem os corpos masculinos e femininos. “Gênero”, em contrapartida, diz respeito às diferenças psicológicas, sociais e culturais entre homens e mulheres.
• Influência Biológica o As principais teorias tentam explicar a formação do gênero de um indivíduo através dos estímulos do ambiente que o cerca. Temos algumas teorias como o gênero explicado através da biologia, onde o como o comportamento masculino e feminino é mapeado e justificado por hormônios presentes ou ausentes, predisposição a determinadas atividades e inaptidão a outras, buscando também, mostrar a semelhança na vida animal para o comportamento humano.
Feminilidades, masculinidades e relações de gênero o Os homens e a masculinidade eram considerados noções claras e não problemáticas. o Ao final da década de 80 dedicou-se maior atenção aos estudos críticos sobre o homem e a masculinidade.
• Mudança na ordem do gênero: tendências de crise o Essas tendências a crise se apresentam em três formas: o Crise de institucionalização . O homem vem perdendo força nas instituições que sustentaram seu poder, a família e o Estado. o Crise da sexualidade . A heterossexualidade hegemônica é menos dominante do que antes. o Crise

Relacionados

  • Daniela Calv Barrera TCC vers o BU
    59137 palavras | 237 páginas