Afródromo carnaval apagado

584 palavras 3 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
LET 45, TURMA 11
PROF. ANA LUCIA
ALUNA HELENA BARBOSA ANTAS

Afródromo carnaval apagado
Afródromo: Aquela coisa de preto

Ontem na senzala, hoje no afródromo, até quando a cultura afro será descriminada e deixada de lado pela sociedade, além de todos os preconceitos de cor, da escravidão no passado, ainda vai existir separação de etnias. Com a criação desse novo circuito, estará mais do que indicado o lugar do preto, lugar esse desvalorizado, com estrutura acabada. Alguns prédios necessitam de reforma, chamado bairro do comercio, podemos dizer que essas e outras atribuições apontam o declínio do bairro através do tempo. ¹ Fatores como : descentralização de atividades econômicas; aglomeração de usos incompatíveis; surgimento de espaços ambientalmente mais atraentes para morar ou para investir ; e dificuldade de trafego servem para explicar as causas dos processos de decadência física do abandono desses núcleos centrais.

Alguns historiadores ainda diriam que no passado o bairro foi um ponto central de negócios da cidade de salvador, esquecendo que no inicio do sec. XIX, a cidade baixa era famosa, inclusive entre os viajantes que visitavam a cidade, pelo mau- cheiro das ruas; o que se explica pelo fato de ser essa área que "recebia forçosamente o fluxo de todas as valas e todas as imundices das casas construídas acima, embora regulamentos obrigassem os habitantes da cidade alta a recolher seus dejetos longe do mar" (MATTOSSO, 1992, p. 438).

Tudo isso trás um certo desconforto por se tratar de um espaço que vai divulgar a cultura negra, quando se determinado exatamente do afro e seu espaço de "festa". Não basta afirmar a diferença, é preciso identificar o lugar dela. A sociedade é motivada pelo capitalismo, o dinheiro fala mais alto do que tudo, e se tratando do carnaval como dizer que o Afródromo vai esta no carnaval da Barra ou da Avenida. O presidente do Olodum João Jorge é contra o novo circuito - O carnaval do país é

Relacionados