Africa

Páginas: 10 (2398 palavras) Publicado: 8 de agosto de 2013
 ÁFRICA
Doglas de Vargas
Prof. Gilmar Moraes
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
História (HID0185)
15/06/13



RESUMO

O estudo da historia da África durante muito tempo foi ignorada não dando a devida importância dentro do contexto de história universal. Hoje graças a varias técnicas e de certa forma uma comum conscientização,nos permitem entender um pouco sobre a importância deste continente na dinâmica do desenvolvimento da historia humana. Não podemos pensar na África como um continente explorado que só imperava o atraso ou outros elementos negativos, a região em seu todo e devido a sua grande pluralidade possui ainda hoje um grande legado para a cultura universal e obviamente exercendo uma influência muitosignificativa para a formação do povo brasileiro e do país como nação, sofrendo com a intolerância do preconceito ainda nos dias de hoje mesmo com o fim da escravidão.




Palavras-chave: Continente africano; Cultura; Preconceito.



1 INTRODUÇÃO

É fato já comprovado a grande importância do continente africano para a humanidade, apesar de durante muito tempo, a historiografia ainda pautada emum pensamento positivista, tenha sido por muito ignorado esta importância dentro deste contexto universal, não podemos pensar a África apenas como um continente explorado onde só imperava o atraso ou outros elementos negativos, a região no seu todo possui um grande legado para a cultura universal, a visão pejorativa desse continente se formou justamente com a corrida imperialista no século XIX eperdura ainda hoje.
A África é o território terrestre habitado há mais tempo, e supõe-se que foi neste continente que a espécie humana surgiu. Os mais antigos fosseis de hominídeos encontrados na África (Tanzânia e Quênia) têm cerca de cinco milhões de anos. O Egito foi provavelmente o primeiro estado a constituír-se no continente africano, há cerca de 5000 anos, mas muitos outros reinos oucidades estados se foram sucedendo neste continente ao longo dos séculos. Alem disso a África foi, desde a antiguidade, procurada por povos de outros continentes, que buscavam suas riquezas, por vezes ocupando partes do “continente negro” por largos períodos. Devido a grande diversidade de povos e a troca cultural realizada por milênios fez com que a África se tornar-se um continente ativamenteinfluenciador em diversas culturas, como é notório a grande influência de sua cultura em nosso País e em nações em que a escravidão de povos oriundos deste continente ocorreu.


2 ÁFRICA: PRINCÍPIO DA HUMANIDADE

Segundo Nascimento (2006), a África é considerada o berço da humanidade e da civilização porque podemos verificar que passando por ancestrais pertencentes a variasespécies do gênero Australopithecus e as espécies primitivas do gênero Homo (desde o Homo habilis até o Neandertal e seus pares) o caminho evolutivo conduz o Homo sapiens ao homem moderno assim afirma a autora, e hoje é consenso entre cientistas que esse processo evolutivo teve seu começo na África.
Hoje sabemos que a África é o berço do desenvolvimento humano e civilizatório já comprovadocientificamente.

[...] o território que hoje é a áfrica do sul possui sítios arqueológicos dos primeiros assentamentos da humanidade. As pesquisas mostram que durante a maior parte dos últimos 100 mil anos o território foi ocupado por grupos nômades que viviam da caça e da colheita. Mais tarde foram deslocados por um grupo de agricultores e pastores [...]
Patrícia Ramos Braick ( 2007 p, 33- 34)

Háquase dois milhões de anos, o homo erectus, hominídeo autor de importantes avanços tecnológicos como exemplo o machado, saiu da África em ondas migratórias rumo a Ásia e a Europa, iniciando assim o povoamento do mundo. Importantes sítios arqueológicos encontrados no continente africano permitem desvendar um pouco da historia dos povos da região (BRAICK, 2007).
O homem moderno (Homo sapiens...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Africa
  • AFRICA
  • AFRICA
  • Africa
  • Africa
  • Africa
  • africa
  • Africa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!