AFRICA E BRASIL LAÇOS ATRAVÉS DA RELIOSIDADE

942 palavras 4 páginas
HISTÓRIA DA CULTURA AFRICANA
A religião Afro, veio através dos africanos que vieram como escravos para o Brasil e para outras nações do mundo. É uma cultura complexa, contendo muitas informações, que hoje é analisada e pesquisada por vários antropólogos, pesquisadores, e existem várias instituições que hoje estão interessadas para estudo desta cultura e tentam compreender e analisar as informações para ver como exercê-la e também procuram estudar as convivências nos terreiros de candomblé.
A origem é da África, com as raízes em vários reinos menores do continente africano, que com muitas crises e guerras fizeram surgir o tráfico negreiro. E os primeiros a vir ao Brasil, ainda rural foram os povos angolanos, que mais ou menos 250 anos vieram em massa. Os primeiros eram marginalizados, excluídos, prisioneiros de guerras tribais de região que não tinham laços com família ou religião, foram deste homens que aqui no Brasil abriram as estradas, deram os primeiros passos das construções e formação das primeiras cidades brasileiras. Depois dos longos duzentos e cinqüenta anos, que começaram a chegar os Yorubas - nagôs, povo Jeje, Fon e os reis africanos, sacerdotes, etc. E isso faz um grande marco na formação de cultura e dos terreiros de candomblé do Brasil. Vários povos africanos, inclusive guerreiros mulçumanos, que perdiam as guerras, vieram no Século XVIII para o Brasil, junto ao povo Jeje, que aqui uniram-se aos Yorubás-nagos, foram negociados como escravos para o Brasil.
E na vinda de vários escravos de origem sacerdotal, foi à contribuição o grande legado, nas vindas sucessivas destes homens, que trouxeram a cultura, a religião, os conhecimentos, tradições vivas, sem qualquer influência e em contrastes com aqueles que aqui já estavam confundidos com a cultura dominante dos brancos. Os Ketus dominaram com os seus homens rápido e inteligentes, reuniu a todos e se tornou representação de encontro e reunião. Serviu de modelo e proporcionou uma forma de culto quase

Relacionados