Africa Coflit

5464 palavras 22 páginas
b) O que é explosão demográfica e quais suas características?
c) Como a África está situada nesses processos e por quê? d) Qual a relação entre transição demográfica e urbanização?
e) Por que a urbanização africana está abaixo da média mundial?
f) Qual o ritmo de crescimento da população urbana atualmente? g) Quais as maiores cidades do continente e que tipo de problemas apresentam?
Obs.: O entendimento dos conceitos apresentados passa pela leitura e interpretação de gráficos, alguns deles presentes neste livro. O professor deve indicá-los aos alunos e propor que seu estudo faça parte do entendimento do texto.
Os alunos podem buscar as respostas individualmente e depois compará-las com as dos colegas do mesmo grupo. Ou então o grupo se divide em duplas e cada dupla responde duas questões apresentando as respostas ao grupo. Em seguida os grupos apresentam suas respostas à sala percebendo suas semelhanças e diferenças. Ao professor cabe a tarefa de coordenar os grupos e sistematizar as respostas!
8. Como citado pelos autores, as fronteiras políticas africanas foram construídas artificialmente pelos colonizadores e permaneceram assim mesmo após os movimentos de independência. Porém, em 2011, a África ganhou mais um país com o desmembramento da porção Sul do Sudão. A finalização dessa independência do Sudão do Sul deu-se de forma relativamente pacífica e democrática depois de um plebiscito. Porém, até que todo o processo fosse concluído, muita violência atingiu a população sudanesa com denúncias de verdadeiros genocídios na região de Darfur a oeste do país. É sabido que o continente africano está repleto de situações semelhantes. Para dar conta desses e de outros conflitos, sugere-se que os alunos sejam organizados em grupos.
O professor pode selecionar as áreas com maiores tensões e distribuí-las entre os grupos de tal forma que cada grupo aborde o noticiário de uma região. Os alunos pesquisam as informações e preparam a edição de um noticiário para ser apresentado em

Relacionados