Afr Nio Wuller Gon Alves Nogueira 100850068

741 palavras 3 páginas
Afrânio Wuller Gonçalves Nogueira 100850068

Trabalho de Eletrônica
Universidade Federal de São João del Rei
Julho 2014-07-12

Da seguinte maneira como especificado no enunciado do trabalho vamos realizar o projeto de uma fonte de tensão regulada por diodo zener de 8v.
Será utilizado transformador com derivação central , retificação com dois diodos (onda completa), filtragem com capacitor eletrolítico e regulagem de voltagem com diodo zener.
Para montarmos o nosso circuito iniciaremos os cálculos a partir da saída da fonte pois a mesma que fornece os dados do projeto.

Figura 1. Esboço inicial do projeto.
Então teremos como critério projetar uma fonte de tensão regulada de 8v, determinar o valor de R2 de maneira que garanta a segurança do nosso diodo Zener garantindo a passagem mínima de 0,25mA pela fonte.

1-Regulagem de Tensão. Figura 2. Tensão retificada e filtrada. Como este projeto deverá fornecer 8V em sua saída, o valor de Vdc sobre o capacitor deve ser maior e normalmente é usado o valor de 5V acima da tensão de saída Vdc porem como já possuímos uma tensão de 17V que sofre uma queda de tensão de 0,8V após passar pelos diodos iremos utilizá-la: V saída = 16,2V. Considerando a variação de tensão na rede, assume-se um ripple de ∆V de 0,7Vpp, resultante da filtragem pelo capacitor, para obter Vinmínimo e Vinmáximo, sendo Vin a tensão de entrada no regulador:

Agora de posse das voltagens iremos escolher o diodo zener entre os disponíveis no mercado e que irá atender as necessidades do nosso projeto. Como no circuito o diodo zener está em paralelo com a saída temos que a tensão será a mesma do diodo então teremos:
Parâmetros do diodo zener escolhido
Numeração 1N4738
Valor nominal do zener = 8V
Pz Max = 1W
Como o valor da corrente mínima para realizar o funcionamento do diodo iremos realizar uma regra básica em que a corrente mínima será 10% da corrente máxima suportada pelo zener, então

Relacionados