Afoii

814 palavras 4 páginas
Conforme Santos (2003), os "5 C´s do crédito" são a base primária para uma decisão de concessão de crédito e refletem a análise das características do indivíduo tomador de crédito, relacionadas aos aspectos pessoais (Caráter e Capacidade) e aspectos financeiros (Capital e Condições). São eles: o Caráter: referente ao histórico do solicitante quanto ao cumprimento de suas obrigações financeiras e contratuais. o Capacidade: referente ao potencial do solicitante para quitar o crédito solicitado. o Capital: referente à solidez financeira do solicitante. o Colateral: referente ao montante de bens colocados à disposição pelo solicitante para garantir o crédito. o Condições: referente às condições econômicas e setoriais vigentes, assim como elementos especiais que possam vir a afetar tanto o solicitante como o credor.

2. Segundo Moura e Banzato (1994), o sistema Just in Time (JIT) foi desenvolvido no início dos anos 50 no Japão na empresa Toyota Motors Company, como um método para aumentar a produtividade, apesar dos recursos limitados. Na época, buscava-se produzir um produto de qualidade com o mínimo de recursos, reduzindo custos e aumentando a lucratividade.
O JIT determina, em linhas gerais, que nada deve ser fabricado, montado, comprado ou transportado antes da hora certa. É também conhecido como produção sem estoques; eliminação de desperdícios; manufatura de fluxo contínuo; esforço contínuo na resolução de problemas; melhoria contínua dos processos.
Sob a visão de Corrêa e Gianesi (1993), o JIT envolve a organização de forma sistêmica visando, sobretudo, a redução dos estoques, a maximização da qualidade, ou em outras palavras, a melhoria contínua.

3. O sistema de planejamento de necessidades de materiais (MRP), assim como seu sucessor, o sistema MRPII, são sistemas que fornecem informações sobre o gerenciamento eficaz do fluxo de materiais, da utilização de mão-de-obra e equipamentos, a coordenação das atividades internas com as atividades dos

Relacionados